3 peças do artesanato incríveis para você conhecer

Uma das características intrínsecas de qualquer destino turístico é o seu artesanato. É da arte centenária e tradicional, feita com materiais extraídos do próprio local, que podemos absorver mais sobre sua história e cultura.

Aqui no Alentejo não é diferente. O artesanato está presente em diversas cidades e vilas, valorizado tanto pelos moradores quanto pelos turistas, incluindo peças feitas de barro, ferro, cortiça e couro. Além de ótimas lembrancinhas, as peças também se adequam perfeitamente como objetos decorativos. Confira alguns desses artefatos.

Cerâmica
É caracterizada essencialmente por peças de barro vermelhas incrustadas por pequenas pedrinhas brancas, que formam belíssimos desenhos na superfície do vaso. Apesar de raros, é possível encontrá-los em Nisa, próximo à Portalegre. Ao visitar o vilarejo, conheça a Olaria Pedrda e aproveite para aprender mais sobre essa atividade, que surgiu devido à necessidade de preservação da água.

Ferro forjado
Você irá se surpreender com a quantidade de peças que os alentejanos conseguem montar trabalhando com este material. O metal é aquecido e depois martelado, com o objetivo de formar as mais charmosas luminárias, janelas, lustres, portões e a até mesmo móveis domésticos. É possível adquirir e conhecer as peças em Ferreira do Alentejo e outras vilas da região.

Bordados tradicionais com casca de castanha
Em Marvão, será difícil resistir a esses encantadores bordados produzidos a partir das cascas de castanha. Criados inicialmente como uma forma de reaproveitar o material, acabaram se transformando em quadros incríveis, que são peças mais do que perfeitas para decorar sua casa.

 

×