6 monumentos religiosos para visitar na região do Alentejo

Portugal é um dos mais importantes destinos para o turismo religioso, com variados patrimônios significativos. No Alentejo, maior região do país, não é diferente. Por isso, separamos seis monumentos religiosos que não podem ficar de fora de um tradicional roteiro de fé, que pode ser combinado com outras grandes atrações da região, como a gastronomia, os premiados vinhos e excelentes hotéis.

6 monumentos religiosos do Alentejo:

1. Sé de Évora

A maior catedral medieval do país está situada em Évora. Seu nome verdadeiro é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, e foi construída em granito, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Esta igreja possui um belíssimo crucifixo chamado “Pai dos Cristos”, que se encontra acima de uma pintura de Nossa Senhora da Assunção, os bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.

2. Convento dos Congregados

Localizado em Estremoz, foi construído onde antes havia um palácio. A arquitetura barroca tem forte influência italiana e o interior possui incríveis painéis de azulejos. Atualmente, também abriga a Câmara Municipal, uma biblioteca e um Museu de Arte Sacra. A vila encantada, com suas casinhas pintadas de branco, ainda tem muito a oferecer, principalmente na parte gastronômica.

3. Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Sé de Elvas)

A construção da igreja Sé de Elvas chama atenção por seu design, principalmente pelas portas laterais manuelinas, a capela mor barroca e os altares barrocos de talha dourada e de mármore. A sacristia e o órgão de tubos dão um tom temporal a esta bela e antiga construção. Anexo a este templo, é possível visitar também um museu de arte sacra.

4. Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

monumentos religiosos

Em meio às belas paisagens da Serra de São Gens, a dois quilômetros da cidade de Serpa, a construção tem estilo mudéjar típico da Península Ibérica, de arquitetura simples e sem riquezas decorativas. A ermida é um pequeno refúgio que abriga a imagem da santa, homenageada anualmente em uma festa que começa na Páscoa e dura cinco dias.

5. Igreja Nossa Senhora da Anunciação

monumentos religiosos

Praticamente vizinha do castelo da cidade de Mértola, é uma igreja peculiar, uma vez que a construção era originalmente uma mesquita islâmica. Foi adaptada e se tornou uma igreja cristã, mas ainda é possível ver características góticas, muçulmanas, manuelinas e renascentistas na edificação. Entre as modificações, o altar principal foi deslocado para a parede na direção norte e o qibla, que indicava a direção para Meca, foi retirado. A grande diferença desta igreja está na posição da entrada, que fica na parede da direita em relação à nave.

6. Basílica Real de Castro Verde

monumentos religiosos

Por fora, a igreja conta com uma bela construção, mas é seu interior que realmente encanta. As paredes interiores são revestidas inteiramente dos tradicionais azulejos portugueses e um incrível altar-mor de talha dourada.

×