Conheça as construções do Alentejo

Visitar a Europa é se deparar com construções mais antigas que o próprio Brasil. E o território português não é diferente! Na região Alentejana, em especial, há inúmeros castelos, fortes e outras fortificações, que foram responsáveis por defender o país durante séculos. Hoje, esses locais guardam um pouco da história local e oferecem vistas de tirar o fôlego. Vamos conhecer as construções do Alentejo?

Belver

Belver village and Tejo river

Em primeiro lugar, temos um castelo que começou a ser construído em 1194! Ele serviu de base defensiva para ataques vindos do sul, tendo como pontos fortes seus muros altos e a impressionante torre. Atualmente, a construção domina uma colina à beira do Tejo, com uma bela vila ao fundo.

Marvão

A poucos quilômetros da fronteira com a Espanha está Marvão, que tinha uma localização privilegiada no quesito defensivo. Isso porque fica no alto de um monte de granito e é tem o rio Sever a sul e a oeste. Assim, até hoje as muralhas e o castelo intocados passam a sensação de serem invencíveis! Em dias claros, a vista é tão incrível que atravessa o vale do Tejo e chega até a Serra da Estrela!

Elvas

É difícil escolher a construção mais imponente de Elvas, a maior fortificação abaluartada do mundo. De fato, a estrutura defensiva em forma de estrelas tem um perímetro de cerca de dez quilômetros! Há uma dúzia de fortes e fortins espalhados pela cidade, além de um castelo. Vale a pena visitar mais de um!

Monsaraz

Este vilarejo teve muito valor para a defesa de Portugal durante toda a sua história, pois não só fica sobre uma colina como também garante vistas do rio Guadiana e até da fronteira espanhola. Hoje, de lá também é possível ver o Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Monsaraz é um verdadeiro museu ao ar livre, com suas ruas de pedra e casinhas brancas. No topo de tudo, o castelo, de onde é possível apreciar uma vista panorâmica inesquecível.

Mértola

Por fim, Mértola não poderia ficar for a desta lista, pois história e beleza natural sempre fizeram parte de seu DNA. Se um dia este destino já foi uma cidade romana e, depois, um a capital de um reino árabe, hoje é um verdadeiro tesouro arqueológico! Dentro de suas muralhas, a charmosa cidade repleta de casinhas encantadoras tem também antigos canhões e uma das mais impressionantes construções do Alentejo, que garante uma vista gloriosa do rio Guadiana.

×