Lugares para conhecer em uma viagem romântica pelo Alentejo

O Alentejo, maior região portuguesa, é repleta de detalhes que inspiram o amor. Do litoral com belíssimas praias desertas aos imensos campos recortados por rios e lagos, passando pelas magníficas serras e vilas charmosas, são intermináveis os cenários magníficos para uma viagem romântica.

Com tantas paisagens bucólicas, o Alentejo é perfeito para viver o amor em um roteiro a dois. Que tal aventurar-se em passeios ao ar livre? Seja em bicicleta, a cavalo ou mesmo a pé, o Alentejo possui diferentes opções para conhecerem locais fascinantes. Uma boa dica é aproveitar o passeio para fazer um piquenique no fim de tarde, saboreando um bom vinho e petiscos típicos.

Mosaraz

Para o casal que deseja apreciar a arquitetura singular, a oferta é vasta: as estreitas e charmosas ruas de pedra de Monsaraz, o rico patrimônio histórico da capital Évora, e as magníficas construções militares de defesa de Elvas que são patrimônios da Unesco. É possível ainda contemplar as encantadoras vilas do alto, em um inesquecível voo de balão. 

Évora

Próximo à fronteira com a Espanha, Castelo de Vide lembra um vilarejo de contos de fadas. Suas ruelas estreitas guardam diversos segredos a serem descobertos, como o castelo localizado ao centro. No ponto mais alto, ainda é possível avistar outras aldeias e até as terras espanholas e as douradas planícies alentejanas.

Castelo de Vide

Quando cai a noite, o céu se torna um convite para os olhos na reserva Dark Sky Alqueva, primeiro destino de astroturismo português. O Observatório do Lago Alqueva é um lugar agradável e protegido da poluição luminosa das grandes cidades, onde os pombinhos podem descobrir e explorar o universo de forma única.  

O litoral do Alentejo também é ótima opção para descansar e curtir uma viagem romântica. Os areais dourados e mar azul são panoramas que encantam os olhos e estão entre as melhores praias do continente europeu, excelentes para vivenciar momentos únicos e de muito romance. Entre as opções estão a Praia de Comporta com águas tão azuis que nem parecem o Atlântico, e nas redondezas, há atrações como a ótima Praia do Pêgo e o Cais Palafítico da Carrasqueira, bom spot para assistir ao pôr do sol.

Convento do Espinheiro

A oferta hoteleira alentejana também esbanja romance. São inúmeros refúgios como palácios, castelos medievais, antigos conventos, hotéis de charme e herdades de luxo para relaxar e aproveitar os momentos inesquecíveis com a pessoa amada.

O Convento do Espinheiro, instalado em um antigo convento do século 15 em Évora, é um luxuoso hotel onde o casal pode curtir um spa com os melhores tratamentos de bem-estar, restaurante com deliciosos pratos da culinária alentejana, piscina e até quadra de tênis e pádel. www.conventodoespinheiro.com

Herdade da Matinha
Herdade da Matinha

Já a Herdade da Malhadinha Nova esbanja inúmeras opções de atividades como tratamentos de spa e aulas de ioga, trilhas, passeio a cavalo e opções de enoturismo, como provas de vinho, workshops, jantares temários e piqueniques gourmet. www.malhadinhanova.pt

×