Viajando pelo Alentejo, os turistas entendem bem porque ele é conhecido como a região mais autêntica de Portugal. Espalhadas por seu território estão inúmeras atrações que encantam seus visitantes. Confira algumas opções do que visitar quando estiver no Alentejo.
Monumentos religiosos
O Alentejo é um importante destino para o turismo religioso em Portugal, com variados patrimônios significativos. Entre eles está a Sé de Évora, maior catedral medieval do país. Construída em granito, a igreja possui um belíssimo crucifixo chamado “Pai dos Cristos”, que se encontra acima de uma pintura de Nossa Senhora da Assunção, os bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.
Em Estremoz fica o Convento dos Congregados de arquitetura barroca e fortes influências italianas. Seu interior possui incríveis painéis de azulejos. Já a Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Elvas chama atenção por suas portas laterais manuelinas, capela mor barroca e altares barrocos de talha dourada e de mármore. Outra construção belíssima é a Basílica Real de Castro Verde, que em seu interior abriga paredes revestidas inteiramente dos tradicionais azulejos portugueses.
Vilarejos medievais
As pequenas vilas e vilarejos do Alentejo são surpreendentes e repletas de patrimônios histórico e cultural, que apaixonam os turistas com suas ruazinhas de pedra, castelos medievais e vistas avassaladoras.
Monsaraz está situada próxima à fronteira com a Espanha, fica sobre uma colina e cercada por muralhas medievais. A vila tem estreitas ruas de paralelepípedos, casas de paredes brancas e um castelo impressionante, que garante uma vista belíssima para o lago Alqueva.
Mértola foi uma importante cidade do Império Romano e, depois, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal, e por lá é possível encontrar edifícios e vestígios que contam uma história vasta e muito antiga.
Já a vila de Serpa conta com um centro histórico muito bem preservado, e na parte mais alta, ficam as construções mais longevas, muitas do período medieval, inclusive a torre do antigo castelo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, além de um monumental aqueduto com arcada italiana.
Castelos
O Alentejo também surpreende os viajantes com seu impressionante patrimônio histórico. Entre eles, os castelos se destacam por serem cheios de história e alguns onde é possível até se hospedar. Destaque para o Castelo de Arraiolos e sua arquitetura circular, localizado no topo do Monte de São Pedro e rodeado por uma muralha em forma de elipse.
Outra construção incrível é o Castelo de Beja com sua torre de 40 metros de altura, composta por três salas, que contam com elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina. Já o Castelo de Marvão, que fica no ponto mais alto da Serra de São Mamede, impressiona por seu excelente estado de conservação e extensas muralhas.
Museus
A arte é um dos maiores interesses dos turistas que vão à Europa, e no Alentejo não é diferente. Seus pequenos museus têm diversos tesouros para os amantes da arte. Como é o caso do Museu de Évora, o mais importante do Alentejo. Com mais de cem anos de história e mais de 20 mil objetos, sendo os 19 painéis de temas religiosos a menina dos olhos do acervo.
Outro importante museu do Alentejo é o Museu da Tapeçaria de Portalegre, próximo à fronteira com a Espanha. O espaço é dedicado à apresentação, conservação e estudo deste singular patrimônio artístico da região e abriga trabalhos belíssimos e originais feitos em lã. Além da exposição permanente, há iniciativas com artistas nacionais e estrangeiros, principalmente aqueles que utilizam a tapeçaria Portalegre de alguma maneira em sua expressão artística.
Praias
O litoral alentejano é encantador, com praias de tirar o fôlego como Zambujeira do Mar, rodeada por falésias altas e enfeitadas com suas casinhas brancas. Para aqueles que preferem um lugar mais badalado, a praia de Comporta e a península de Tróia deslumbram os visitantes não só com seu visual, mas também com a ótima estrutura turística, que inclui hotéis e resorts incríveis, de quatro e cinco estrelas.
A cidade de Sines tem praias encantadoras, como a praia do Samouqueira, e até um ponto de encontro naturista: a Praia do Salto. Sines também conta com a famosa Ilha do Pessegueiro, com um forte que é um mirante privilegiado para o litoral. Já a praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, é ideal para as famílias por suas águas calmas, onde os pequenos podem se divertir procurando caranguejos na maré baixa.
Vinícolas
A região alentejana é conhecida por seus vinhos de altíssima qualidade, que contam com tradição milenar na sua produção, rótulos premiados e conceituadas vinícolas. Entre elas estão a Herdade do Esporão, João Portugal Ramos e a Quinta do Quetzal, perfeitas para fazer uma degustação harmonizada com as iguarias locais.
Na Adega Mayor os viajantes podem ver de perto como são feitos os vinhos, conhecer a propriedade, aprender sobre a produção, participar de degustações e assistir a workshops especiais. Já na Herdade Abegoaria dos Frades é possível conhecer a propriedade em um passeio de jipe, provar os vinhos à beira da piscina, fazer piquenique nas vinhas ou até mesmo apreciar um jantar romântico após curtir o pôr do sol de uma das torres da Abegoaria.