3 formas de viajar pelo Alentejo

Viajar pelo Alentejo, a maior e mais autêntica região de Portugal, é uma oportunidade única de vivenciar uma cultura rica, tesouros históricos e experiências inesquecíveis. Apesar do Alentejo compreender um grande território, que se estende desde o litoral até a fronteira com a Espanha, é muito fácil percorrer a região.

Veja abaixo três dicas de como viajar de forma segura e tranquila pelo Alentejo.

Carro

Sem dúvida, viajar pelo Alentejo de carro é uma das melhores maneiras de conhecer os mais belos cenários e atrações da maior região de Portugal. O passeio de carro permite maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros alentejanos durante o trajeto.

O Alentejo tem cerca de 500 mil habitantes, isso significa que não há grandes metrópoles, e sim pequenas e charmosas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu território. Algumas delas ficam a pequenas distâncias uma da outra. Este fato permite planejar um roteiro para conhecer diversas delas em uma única viagem.

Além disso, é possível alugar um carro diretamente no aeroporto, e a maioria das locadoras conta com carros com o “Via Verde”, um sistema simplificado de pagamento de pedágios, o que facilita muito a viagem de carro pela região.

Trem/ônibus

Photo of a young woman riding on a train, enjoying her trip while looking through the window and listening to some music on her mobile phone

Apesar do carro ser uma excelente forma de se locomover pelo Alentejo, existem na região boas opções de transporte público, como trem e ônibus, que permitem ao viajante descansar entre as viagens e ainda apreciar todas as belas paisagens do trajeto.

Uma vantagem dos transportes públicos é a grande opção de roteiros e horários para as principais cidades turísticas do Alentejo, tanto para os trens quanto para os ônibus. No entanto, a dica é fazer uma pesquisa antes e reservar com antecedência os bilhetes e passagens para não perder muito tempo com o deslocamento.

Neste link, você pode consultar datas e horários dos comboios (trens, em português de Portugal).

E neste link, você pode consultar datas e horários dos autocarros (ônibus, em português de Portugal).

Bicicleta

Para os ciclistas e cicloturistas, o Alentejo oferece infinitas possibilidades e é provavelmente a região de Portugal mais acessível para pedalar. Isso porque a região é formada por planícies sem fim e por colinas ondulantes. Essa topografia suave e quase sem variações é perfeita para pedalar e para ciclistas de qualquer nível. Além disso, a região tem uma rede de estradas secundárias quase sem carros, cuidadosamente mantidas e com boa sinalização. Sem dúvida, são as melhores opções para pedalar com segurança e tranquilidade e ainda apreciar os cenários deslumbrantes. Veja oito razões para conhecer o Alentejo pedalando, clicando aqui.

×