Monte seu roteiro pelo Alentejo

O Alentejo surpreende com uma vasta oferta turística e opções para todos os perfis de viajantes. No inverno ou no verão, somos um bom destino para fugir do agito urbano e das multidões, aproveitado a vida em um ritmo próprio. E, para montar um roteiro por aqui, o melhor é reservar cinco dias de estadia para curtir ao máximo.

Como possuímos muitas atrações históricas, vale a pena pesquisar sobre isso antes de embarcar, assim ficará mais fácil decidir quais atrações visitar. Há inúmeros monumentos que testemunharam momentos importantes do país, além de vilas inteiras declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Elvas, ao norte da região. Se preferir, contrate um guia local que poderá fornecer detalhes e curiosidades, acrescentando conhecimento e originalidade aos seus passeios.

Vale a pena dar uma passada no litoral, que tem praias de areia dourada quase desertas, algumas delas entre as melhores da Europa. As mais badaladas são Comporta, Tróia Galé e São Torpes.

Lembre-se também de incluir atividades para todos os participantes, caso vá viajar em grupo. Para entreter a família inteira, por exemplo, uma boa opção é passar um dia de atividades divertidas no Lago Alqueva e fazer passeios de barco ou esportes náuticos, ou então visitar o zoológico Badoca Safari Park, com muitas espécies para conhecer e interagir.

Como temos muitos hotéis, pousadas e herdades incríveis que oferecem uma experiência completa em hospedagem, tente dividir sua estadia em, no mínimo duas etapas. Assim, você pode dormir em um edifício histórico e luxuoso, sentindo-se parte da realeza, e provar o melhor do turismo rural alentejano.

A melhor maneira de percorrer o roteiro definido é de carro, pois assim você conhecerá os belíssimos cenários e terá liberdade, contato com a natureza e a possibilidade de descobrir vários tesouros da região. Fique tranquilo: o trânsito pelas pequenas cidades é calmo e as estradas são ótimas.

A autêntica gastronomia alentejana é um atrativo à parte. Prepare-se para comer pratos saborosos, baseados em carne de cordeiro, porco, lebre, peixes e frutos do mar, sempre acompanhados por nosso tradicional pão e, obviamente, um bom vinho. E se você gostar da bebida, pode visitar as herdades produtoras, aprender sobre seu processo de produção e participar de degustações. Entre agosto e setembro, são realizadas as vindimas, quando os turistas podem participar da colheita e até da pisa das uvas.

×