Clima do Alentejo: quais atividades combinam com cada estação

Além de cidades encantadoras, riqueza natural e cultural, restaurantes deliciosos e hotéis de primeira, o Alentejo possui um clima excelente que permite ao turista visitar o destino o ano todo. Veja abaixo motivos para visitar o Alentejo em cada uma das estações.

Primavera

Entre março e junho, a primavera europeia, o Alentejo apresenta um clima ameno e com pouca amplitude térmica. Isso garante passeios muito agradáveis em meio às paisagens que são tomadas por uma explosão de cores, aromas e muita vida nesta época do ano.

A primavera é perfeita para caminhar pelas trilhas do destino e curtir belas paisagens de uma forma totalmente imersiva. O Alentejo tem algumas das trilhas mais bonitas de Portugal, com ótima sinalização e para os mais variados níveis de preparo físico dos turistas, como, por exemplo, os Caminhos de Santiago, a Rota Vicentina e a TransAlentejo. (vou colocar o link da matéria sobre trilhas).

Verão

O verão, de junho a setembro, é o período ideal para aproveitar o clima no litoral e as atividades aquáticas possíveis no destino. O Alentejo tem várias praias ideais para a prática de surfe. A Praia de São Torpes, situada em Sines, é considerada pelos surfistas um dos melhores lugares para praticar este esporte. O stand up paddle é outro esporte possível tanto no mar quanto nos rios alentejanos. um lugar incrível para esta prática é no Rio Mira, um ambiente único e em plena harmonia com a natureza. localizado em Vila Nova Mil Fontes.

Já em Tróia Galé, além das atividades aquáticas, os visitantes podem fazer um passeio de barco para observar golfinhos na reserva natural do Estuário do Sado. Durante os dias ensolarados de verão, o visitante ainda pode fazer passeios de canoa pelo Rio Guadiana e no Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa. 

Outono

Entre os meses de setembro e dezembro, as temperaturas estão mais amenas, período perfeito para pedalar pelas belas paisagens alentejanas. As estradas de ótima estrutura oferecem inúmeros roteiros possíveis, percorrendo curtas ou longas distâncias.  De bicicleta, o visitante pode explorar toda a costa do Alentejo ou pelas vilas mais bonitas do interior da região.  

O outono é também a estação das vindimas e da pisa de uva, de participar das colheitas das frutas nativas e conhecer o processo de produção de novos vinhos. Neste caso, hospedar-se em uma das Herdades, as antigas casas senhoriais da região, é a pedida para desfrutar do verdadeiro enoturismo, participando das típicas lagaradas, ritual tradicional que consiste na pisa das uvas em lagar de pedra.

Inverno

De dezembro a março, o inverno reserva ótimas surpresas nos cenários pitorescos do Alentejo. A estação mais fria do ano é a época ideal para relaxar próximo à lareira e se deliciar com a deliciosa gastronomia da região, harmonizada com os premiados vinhos que só os alentejanos são capazes de produzir.

Outro passeio imperdível neste período do ano é visitar alguns dos muitos museus do Alentejo, que guardam verdadeiros tesouros para os amantes da arte. Entre eles estão o Museu de Évora, com seus mais de 20 mil objetos; o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, instalado no antigo Palácio da Inquisição; o Museu da Tapeçaria de Portalegre; e até museus diferentes como um dedicado ao azeite, famosa iguaria produzida na região.

×