6 restaurantes do Alentejo para conhecer

A gastronomia sempre foi um dos pontos fortes do Alentejo. Os viajantes que exploram a nossa região se deliciam com os pratos típicos, alguns feitos de forma tradicional e outros trazendo algum toque contemporâneo. Seja como for, as receitas levam sempre ingredientes de alta qualidade, produzidos localmente. Por isso, veja abaixo 6 restaurantes do Alentejo onde provar nossas maiores delícias.

Mercearia Gadanha – Estremoz

Embora seja comandado por uma chef brasileira, Michele Marques, a Mercearia Gadanha conta com muitas iguarias alentejanas. Situado em Estremoz, a cerca de 35 minutos de Évora, este restaurante do Alentejo é despretensioso e, à primeira vista, parece apenas um bom local para curtir petiscos e tomar vinho. Mas o menu que captura a essência alentejana faz com que o espaço seja concorrido! Entre os destaques do cardápio estão o mil-folhas de bacalhau e os croquetes de borrego (cordeiro). Vale conferir também os produtos da mercearia, que incluem chás, chocolates, vinhos, azeites, queijos, entre outros.

Herdade do Esporão – Reguengos de Monsaraz

Quase todo mundo sabe que o Esporão é um ícone no mundo dos vinhos, produzindo rótulos apreciados no mundo todo. Mas estamos aqui para contar que o restaurante da Herdade do Esporão também não fica para trás! Utilizando produtos frescos locais – 80% dos legumes usados são cultivados na propriedade – o chef Carlos Teixeira criou dois menus degustação, um com cinco e outro com sete pratos. E o melhor: você pode prová-los com vinhos Esporão!

Herdade da Malhadinha Nova – Albernoa

Outro destaque do mundo dos vinhos e do enoturismo, a Herdade da Malhadinha Nova também encanta com seus sabores. O hotel rural, que foi recentemente ampliado e renovado, conta com um restaurante delicioso, liderado pelo chef Joaquim Koerper. Também aposta em produtos da própria herdade, como carnes, verduras, azeites e vinhos, por exemplo. São servidos diversos pratos típicos, e muitos deles trazem um toque contemporâneo que faz toda a diferença.

Howard’s Folly – Estremoz

Temos aqui mais um restaurante incrível em Estremoz. No entanto, o Howard’s Holly é talvez o mais ousado desta lista de restaurantes do Alentejo! No entanto, o Howard’s Holly é talvez o mais ousado da lista! De fato, o chef Hugo Bernardo criou verdadeiras delícias partindo dos sabores regionais, como é o caso do hambúrguer de borrego e do saboroso gaspacho. A adega da Howard’s Folly garante os vinhos para harmonizar com essas verdadeiras experiências gastronômicas.

Narcissus Fernandesii – Vila Viçosa

Vila Viçosa tem uma forte ligação com o mármore, e é esta ligação que o Alentejo Marmòris Hotel & Spa explora. Seu restaurante, Narcissus Fernandesii, não é diferente. No entanto, as iguarias servidas ali vão muito além desse conceito. O menu, desenvolvido pelo chef Pedro Mendes, reúne os melhores produtos dos campos e hortas da região, que são utilizados com dedicação e originalidade. Além do tradicional cardápio, oferece menu degustação com cinco ou seis pratos, e uma opção vegetariana com quatro.

Palma – Monforte

Este restaurante é comandando por Miguel Laffan, chef que conta com uma estrela Michelin. A essência alentejana é elevada a um novo patamar com uma experiência familiar, de compartilhamento e bem-estar. O cardápio inclui delícias imperdíveis como o polvo assado em vinho tinto, empada de pato assado em forno a lenha e o lombo de borrego merino. O restaurante tem um ambiente elegante e também aposta em produtos locais, tais como enchidos caseiros e queijos puros.

Confira outros restaurantes do Alentejo aqui.

×