5 coisas que você só pode fazer no Alentejo

As atrações turísticas do Alentejo não têm fim: há cidades e vilas para visitar, praias para conhecer, vinícolas com vinhos deliciosos para provar, castelos e igrejas inesquecíveis onde se deslumbrar. Mas, entre as atividades que encantam os turistas, há algumas mais que especiais, pois só podem ser feitas no Alentejo. Saiba quais são!

Passear de canoa sob milhares de estrelas

Você pode até dizer que passeios de canoa noturnos podem ser feitos em outros destinos, mas o Alentejo tem um bônus: o céu. A região do lago Alqueva tem condições para observação de estrelas tão boas que chegou até mesmo a ser premiada! Mesmo a olho nu, é possível ver muito mais estrelas no céu do que em outros lugares do mundo. Imagine passear de canoa sob este cenário!

Conhecer a maior fortificação abaluartada do mundo

O título de maior fortificação abaluartada do mundo pertence a Elvas, uma cidade próxima à fronteira com a Espanha que teve um papel fundamental na defesa de Portugal. Ela foi construída como uma verdadeira fortaleza, com direito a castelo, forte, fortins e muralhas, que têm o impressionante formato de estrela.

Encontrar arte onde você nem imaginava que existe

No Alentejo, os animais de propriedades rurais como vacas e cabras utilizam um sino no pescoço, chamado de chocalho. Os chocalhos produzidos na região seguem uma verdadeira tradição e são feitos manualmente por pessoas conhecidas como os “chocalheiros”. Visitando a fábrica onde eles são desenvolvidos, você verá que a fabricação do chocalho é uma verdadeira arte.

Provar uma refeição sofisticada e tradicional ao mesmo tempo

gastronomia alentejo

A cozinha alentejana conta com sabores típicos, que foram passados entre famílias durante gerações, como é o caso dos ensopados, migas e açordas. Alguns restaurantes da nossa região aproveitaram estes pratos e deram-lhe um toque mais contemporâneo, e oferecem refeições que conseguem ser sofisticadas e deliciosas, sem perder o sabor genuinamente alentejano.

Fazer stand-up paddle entre sobreiros

alentejo

Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo, e boa parte desta produção está no Alentejo. O material é retirado de sobreiros, uma árvore frondosa que pode chegar a até 20 metros de altura. As plantações de sobreiros, em belos campos dourados, muitas vezes contam com lagoas e lagos tranquilos, que são perfeitos para a prática do stand-up paddle e ainda garantem um cenário único.

×