Guia do birdwatching: tudo sobre observação de aves

Você já ouviu falar em birdwatching, ou observação de pássaros? Aqui no Brasil, essa atividade também é conhecida como “passarinhar”. A prática tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, principalmente no turismo.

Quer saber mais sobre isso e, quem sabe, entrar no mundo da observação de pássaros? Então, continue lendo!

O que é birdwatching?

O birdwatching é, basicamente, a atividade de observar aves em seu habitat natural, aprendendo mais sobre as espécies e seus comportamentos. Muito mais que apenas um hobby, “passarinhar” é uma ótima forma de se conectar com a natureza e se conscientizar sobre a importância de proteção dos animais e ambientes naturais.

Como começar?

Para começar a praticar birdwatching, basta ter interesse! Se você gosta de estar na natureza e aprender sobre os animais, vai se encantar por esta atividade. Se você não tem certeza, pode tentar observar as aves durante o seu dia a dia, quando fizer exercícios ou visitar parques, por exemplo. Então, você pode mergulhar na atividade em reservas naturais, balneários, trilhas, entre outros.

Melhor horário para fazer observação de pássaros

Anote aí: o melhor é passarinhar no começo da manhã ou após as 16h, quando o sol está mais ameno.

O que vestir?

Aqui, já é necessário ter mais atenção. Isso porque os pássaros podem se assustar com roupas chamativas. Além disso, as roupas devem ser confortáveis e frescas. Aposte em cores que se camuflem melhor ao ambiente, como bege, verde, marrom, cinza e outras cores neutras. Lembre-se também de se proteger do sol, com chapéus, bonés e protetor solar. Por fim, no caso de óculos escuros, evite lentes espelhadas.

O que levar?

Não carregue muito peso! Mas, para aproveitar bastante a atividade, leve binóculos e máquina fotográfica. Também é útil carregar um guia de aves da região para identificar os passarinhos, e até mesmo caderno e caneta para fazer anotações.

Preciso tomar algum cuidado?

Sim! É preciso seguir alguns cuidados, principalmente para não espantar as aves. Por exemplo:

  • Caminhe com cuidado.
  • Mantenha distância tanto dos animais quanto dos seus ninhos.
  • Faça silêncio.
  • NÃO use iscas. Esta é uma prática ecologicamente irresponsável, pois acaba criando um desequilíbrio no ecossistema local.

Dicas para iniciantes

  • Não olhe apenas para as árvores. Muitas vezes, a folhagem atrapalha a visão e não é possível enxergar as aves, mas pode ser mais rápido encontrá-las e identificá-las.
  • Se quiser fazer anotações, comece pelas cores da ave, tipo de bico e tamanho.
  • Existem sites para te ajudar a identificar os pássaros! O WikiAves é um excelente apoio.
  • Além de caminhar devagar, evite movimentos bruscos.
  • Seja paciente. Nem sempre você verá espécies raras facilmente, mas ainda assim poderá encontrar muitas belezas em seus passeios.

Birdwatching no Alentejo

O Alentejo, maior região de Portugal, é um ótimo destino para praticar birdwatching. De fato, além de possuir muitas espécies de aves diferentes daquelas encontradas no Brasil, o Alentejo ainda conta com diversas empresas que realizam tours e experiência de birdwatching.

São uma ótima pedida principalmente para quem é iniciante na atividade, já que os tours são acompanhados por guias e especialistas que conhecem bem a região, sabendo identificar facilmente as aves e também levar os turistas pelos melhores caminhos.

Confira aqui cinco aves que você pode ver na região!

×