4 atividades imperdíveis para fazer com crianças no Alentejo

Patrimônio histórico, cultura autêntica e paisagens de cair o queixo transformam o Alentejo em um destino perfeito para as férias. A maior região de Portugal tem atrações e atividades para toda a família, em especial para quem viaja com crianças. Confira algumas experiências imperdíveis para aproveitar a viagem com os pequenos.

Descobrir monumentos pré-históricos

Cromeleque dos Almendres

As crianças adoram mistérios e por isso os enigmáticos monumentos de pedras alentejanas vão despertar a curiosidade deles. Os megálitos (construção monumental com base em grandes blocos de pedras rudes) são abundantes na região de Évora e formam uma rota, com alguns locais que datam de até 4 mil anos a.C. Uma ótima opção é visitar o Cromeleque dos Almendres e o Dólmen do Zambujeiro.

Ver golfinhos em Troia

crianças no Alentejo

Na península de Troia, onde as águas do rio Sado encontram o oceano Atlântico, fica o Estuário do Sado, uma reserva natural protegida de extrema beleza, em que os visitantes podem fazer passeios de barco e ver de perto graciosos golfinhos em seu habitat natural. Além disso, é possível praticar canoagem, andar de bicicleta ou a cavalo, entre outras atividades.

Fazer um piquenique

crianças no Alentejo
Piquenique – crédito Manuel Gomes da Costa

Uma das coisas mais gostosas de se fazer no Alentejo é um piquenique no campo, na praia ou à beira do lago. Não faltam lugares tranquilos e paisagens bucólicas e magníficas. A dica é fazer um piquenique recheado de delícias regionais no montado, um tipo de ecossistema típico do Alentejo, com seus charmosos cenários de sobreiros que encantam qualquer visitante.

Passear de balão

crianças no Alentejo

O voo de balão de ar quente é uma das maneiras mais divertidas e aventureiras de ver toda a beleza da região entre a Serra de São Mamede e Estremoz, que mistura bosques verdes, campos de flores, vinícolas e lagos. Dá para levar a família inteira para o passeio, já que alguns cestos chegam a acomodar até 12 pessoas.

×