Rota Vicentina passa pelas mais belas paisagens do Alentejo

A Rota Vicentina é uma rede de trilhas do sudoeste de Portugal que soma 400 quilômetros para caminhar ao longo de uma das mais belas e preservadas áreas costeiras do sul da Europa. É ideal para os visitantes explorarem as belas paisagens alentejanas em seu próprio ritmo.

Esta grande rota é constituída por dois percursos principais e oito circulares e surpreende os caminhantes pela diversidade de cenários magníficos que proporcionam experiências únicas entre uma cultura rural e autêntica e uma costa surpreendentemente selvagem, integralmente dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Os percursos são totalmente sinalizados e cada etapa não tem mais de 25 quilômetros, ideal para ser realizada em apenas um dia. Dessa forma, a programação fica ao critério de cada um, com a possibilidade de experimentar apenas as que melhor se adequarem às preferências ou condições físicas. Existem três tipos de trilhas: Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares.

Caminho Histórico

Rota Vicentina
Santiago do Cacém

Esta trilha percorre as principais vilas e aldeias em um itinerário rural com vários séculos de história, passando por serra, vales, rios e ribeiras. É o percurso mais extenso da Rota Vicentina, com 230 quilômetros, saindo de Santiago do Cacém e indo até Cabo de São Vicente. São 12 etapas que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta.

Trilho dos Pescadores

Rota Vicentina
Porto Covo

Esta trilha junto ao mar, segue os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros ao longo das falésias. São 125 quilômetros, entre Porto Covo e Cabo de São Vicente, em um percurso exclusivamente para pedestres. Organizado em cinco etapas e quatro percursos complementares, é o que mais exige das condições físicas do caminhante.

Percursos Circulares

Rota Vicentina
Almograve

Já os Percursos Circulares, são trilhas curtas, com início e final no mesmo local, que podem ser efetuadas em meio dia ou até menos. São ideais para quem dispõe de pouco tempo ou tem mais dificuldades do ponto de vista físico. Estes percursos totalizam cerca de 90 quilômetros, passando por Almograve, São Luís, Troviscais, Santa Clara, Sabóia, Bordeira e Carrapateira.

Ao longo da Rota Vicentina é possível encontrar ainda alojamentos com fácil acesso a partir das trilhas. São hotéis de turismo rural, alojamento no campo, aldeias e vilas, albergues, pousadas, hotéis e até parques de camping para os mais aventureiros.

Muito mais que apenas uma rede de caminhos, a Rota Vicentina é uma maneira inigualável de conhecer o melhor do Alentejo, sentindo-se integrado ao ambiente e totalmente em casa, e deixando de lado todo o caos das grandes cidades.

×