Quais são os ingredientes do Alentejo?

A saborosa gastronomia alentejana tem uma herança milenar e combinações surpreendentes, o que garante pratos bem diferentes para quem está acostumado com o tradicional arroz e feijão brasileiro. Isso acontece porque a culinária da região está intimamente ligada aos ingredientes que a natureza oferece, que são diferentes daqueles populares no Brasil, por exemplo. Confira abaixo quais são os ingredientes do Alentejo mais usados na cozinha local.

São estes os ingredientes do Alentejo que dão origem a iguarias de dar água na boca, tais como a açorda alentejana, o ensopado de cordeiro, a sopa de cação, as empadas de galinha, as migas, o javali estufado e o lombo de porco:

As carnes

Enquanto no Brasil a carne de gado é a mais consumida, no Alentejo a carne mais popular é, com certeza, a do porco alentejano, criado pelos produtores locais. Mas não pense que o sabor é parecido com o porco tradicional, que vai para os pratos brasileiros! Na verdade, sua carne é comprovadamente mais saudável por ter menos gordura, calorias e colesterol. Isso porque ele é alimento com frutos de azinheiras, conhecidos como bolotas.

Igualmente populares entre os alentejanos são as chamadas carnes de caça, como veado, lebre, javali ou perdiz, por exemplo. Por fim, completando os pratos de carne estão os peixes e frutos do mar, mais populares no litoral da região.

O azeite de oliva

Existem inúmeros olivais espalhados por nossa região, que produzem azeites de altíssima qualidade. Isso explica porque este é um dos mais importantes ingredientes do Alentejo. De fato, não é à toa que o olivoturismo é forte no Alentejo, e viajantes podem visitar as propriedades produtores, aprender sobre as oliveiras, a extração do azeite e seus tipos e até mesmo fazer degustações.

Os temperos

Igualmente importantes são os temperos que vêm da terra, como, por exemplo, coentro, hortelã, hortelãzinho, orégano, louro, salsa e outras ervas aromáticas, complementadas com cebola e alho, ambos muito usados também no Brasil.

O pão

Embora não seja um dos ingredientes do Alentejo, vale lembrar do pão típico da região: rústico, caseiro e extremamente apetitoso, com casca grossa e miolo denso. Enquanto no Brasil nunca pode faltar arroz e feijão, no Alentejo não há refeição sem pão!

Queijos e embutidos

Estes dois itens não podem ficar de fora quando se fala de gastronomia do Alentejo! Os queijos e embutidos produzidos localmente são perfeitos como aperitivos para saborear um bom vinho alentejano. Os queijos mais conhecidos, definitivamente, são o Serpa, o Nisa e o Évora, feitos com leite de ovelha, todos Denominação de Origem Protegida. Os embutidos, chamados de “enchidos” pelos alentejanos, também têm modo de preparo artesanal.

×