Turismo sustentável do Alentejo no New York Times

O Alentejo não apenas é a maior região de Portugal e um destino turístico imperdível, como também é um destino recomendado pelo New York Times quando o assunto é turismo sustentável!

A região foi incluída em “52 Places for a Changed World” (“52 lugares para um mundo transformado”, em tradução livre). A lista selecionou os destaques ao redor do mundo onde os viajantes podem ser parte da solução para o planeta.

Como é o turismo sustentável no Alentejo?

Foto: Victor Carvalho

O Alentejo foi destacado como uma região enoturística onde a produção sustentável de vinhos não é apenas moda, mas sim uma questão de sobrevivência. A matéria do New York Times escreveu que o Alentejo tem a maioria dos elementos necessários para a viticultura. São eles: sol, solo, diferentes castas de uvas e uma tradição de séculos na produção de vinho. No entanto, faltam chuvas para que as condições sejam perfeitas.

Por isso, em 2015, o Alentejo criou o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, com medidas que priorizam a conservação de água e ajudaram as herdades a reduzir o consumo de água em 20%. Depois disso, algumas delas, que utilizavam 14 litros de água para produzir um único litro de vinho, diminuíram esse número para 6 litros.

Os próximos projetos do programa incluem uma calculadora online para membros medirem sua pegada de carbono e consumo de água, enquanto em 2020 foi criada uma certificação para verificar as vinícolas que seguem iniciativas verdes.

Destaque: Herdade de Coelheiros

Quando o assunto é turismo sustentável, a Herdade de Coelheiros é um destaque. “Uma propriedade verdejante com um pomar de nogueiras, uma floresta de árvores de cortiça e um rebanho de ovelhas – uma solução orgânica para o controle de ervas daninhas”, escreveu a jornalista especialista em viagens, AnneLise Sorensen, para o New York Times.

Confira a lista completa aqui.

×