Receita do típico pão alentejano

A gastronomia alentejana é algo que não nos cansamos de falar aqui no blog. Já citamos os queijos, enchidos, vinhos e ensopados que conquistam o paladar dos visitantes. Falando nos ensopados, há um acompanhamento para eles que não faltam na mesa dos moradores da região: o pão alentejano.

Rústico e muito saboroso, a iguaria é bem simples de fazer e utiliza ingredientes fáceis de se encontrar.

Ingredientes
1kg de farinha de trigo
20 gramas de sal
600ml de água morna
50 gramas de fermento fresco

Modo de fazer
Coloque a farinha em um alguidar (recipiente de barro ou metal cujo as bordas possuem diâmetro maior do que o centro) e abra espaço no meio para adicionar o fermento. Depois junte pequenas doses de água onde está o fermento e mexa com a mão para desmanchá-lo. Aos poucos, misture a água e o sal até que a farinha absorva totalmente a água. Sove a massa por pelo menos 20 minutos para que o pão fique bem fofinho.

Com a massa pronta, jogue um pouco de farinha por cima para não grudar nas extremidades do recipiente, cubra com um pano e deixe descansar, evitando deixá-la em locais frios. Feito isso, pré-aqueça o forno em 200 graus e aumente para 250 nos primeiros cinco minutos de cozimento, depois volte para a temperatura anterior durante os próximos 55 minutos.

Pronto! Você conseguiu preparar um pão típico da região mais autêntica de Portugal. Também é possível encontrar diversas opções de recheios como os tradicionais enchidos, anchovas e queijos.