Desvende os encantos de Beja, cidade histórica no coração do Alentejo

No coração do Alentejo encontra-se Beja, uma cidade que transcende o tempo com sua história e cultura. Com séculos de herança gravados em suas estruturas antigas e ruas de paralelepípedos, Beja oferece um vislumbre das eras romanas e mouriscas que se mistura com a vida contemporânea de seus habitantes. Explore as histórias e o charme único desta pequena cidade e crie memórias inesquecíveis das suas férias em Beja.

Entre os lugares que não podem faltar em um passeio pela cidade está a Torre de Menagem do Castelo, um lugar histórico e repleto de memórias das batalhas que defenderam as fronteiras de Portugal. A torre é o monumento mais importante de Beja, construída toda em mármore e com 40 metros de altura. A visto do topo é perfeita para admirar a cidade e a paisagem alentejana ao redor.

Nas redondezas do castelo estão a Igreja de Santiago e a Sé, além do Núcleo Visigótico do Museu Regional, instalado na Igreja de Santo Amaro, construída no final do século 5. O local abriga uma valiosa coleção de artefatos arqueológicos com peças dos séculos 5 ao 8.

Seguindo pela Rua D. Manuel I, o visitante chegará ao coração da cidade, a Praça da República. A arquitetura em estilo manuelino envolve o ambiente da praça, conferindo-lhe um caráter singular. Destaque para o pelourinho do século 16, junto com a Igreja da Misericórdia, uma notável representação do período do Renascimento.

Mais adiante, encontra-se outro ícone da cidade: o Convento de Nossa Senhora da Conceição, onde está instalado o Museu Regional de Beja. Nesse espaço é possível mergulhar na famosa história de Mariana Alcoforado, uma freira que ali residiu e é autora das famosas “Cartas Portuguesas”, nas quais expressou seu amor proibido por um cavaleiro francês.

O interior do convento surpreende com seus afrescos nos tetos e nas paredes, além dos muitos azulejos que remontam ao século 15, transformando cada visita em uma autêntica aula de azulejaria. Acredita-se que foi nesse convento que, ao longo dos séculos, foram criados os renomados doces conventuais da região, amplamente reconhecidos em todo o território português, feitos à base de ovos e açúcar.

Outro convento famoso na cidade, localizado em uma das saídas das muralhas, é o Convento de São Francisco, hoje transformado em uma pousada. Seguindo a diante, o visitante encontra a Biblioteca José Saramago, dedicada ao Nobel português da literatura, e a Casa da Cultura, onde ocorrem exposições e cujo estacionamento é conhecido por acolher mercados de antiguidades e festivais de música.

Próximo a Beja

Muito próximo a Beja, estão as antigas ruínas do século I d.C. de Villa Romana de Pisões. O local mostra como era uma exploração agrícola romana. Além da paisagem impressionante, é possível aprender como os cidadãos daquela região viviam há dois mil anos, realizando uma verdadeira viagem no tempo.

×