Os Patrimônios Mundiais da Unesco do Alentejo

Portugal é um país muito rico, tanto no quesito beleza natural quanto cultural. Não é à toa que possui 17 locais inscritos na lista de patrimônios da Unesco, espalhados por todo o continente e seus arquipélagos. De modo geral, todos eles possuem um grande valor cultural e contam um pouco da história do país.

O Alentejo, maior e mais autêntica região do país, é fascinante e tem uma rica história que se estende por milhares de anos. E possui dois desses locais listados pela Unesco como patrimônio: o Centro Histórico de Évora e a cidade de Elvas e as suas fortificações.

Centro Histórico de Évora

Com origem na época romana, Évora conserva patrimônios que remetem a este passado, como o Templo Romano, construído em um dos pontos mais altos da cidade, e a Catedral, edifício do período medieval mais conhecido, construído entre os séculos 13 e 14. Outros locais que merecem destaque são o Palácio Cadaval, a Universidade do Espírito Santo de Évora do século 16 e a magnífica Praça do Giraldo.

No século 15, Évora foi residência dos reis de Portugal, fato que trouxe grande importância para a região. Neste período foram construídos imensos conventos e palácios reais, como o Convento de Santa Clara, o Convento de São Francisco e o Convento dos Lóios. Estes edifícios têm em comum o estilo Manuelino, também utilizado em outras construções da cidade, como o Palácio dos Condes de Basto, Igreja dos Cavaleiros de Calatrava, e os Conventos do Carmo, da Graça, de Santo Antão e de Santa Helena do Monte.

Considerada uma cidade-museu, Évora possui um tradicional e charmoso centro histórico, em especial por conta do seu conjunto de pequenas casas pintadas de branco e com telhados vermelhos, construídas entre os séculos 16 e 18. Há tanta história em Évora que toda a cidade foi classificada como Patrimônio Mundial da Unesco em 1986.

Cidade de Elvas e suas fortificações

Localizada na fronteira entre Portugal e Espanha, a cidade de Elvas possui a maior e mais bem conservada fortificação militar abaluartada do mundo, com um perímetro de dez quilômetros e uma área de 300 hectares, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II. No seu interior está um lindo centro histórico, com edifícios militares e um riquíssimo património religioso composto por inúmeras igrejas, conventos e o santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Localizada no alto de uma colina, a cidade é um lugar fascinante com ruas estreitas de paralelepípedos e uma pequena catedral situada na praça central. A Praça de Elvas, dentro da qual fica todo o centro histórico, é composta por sete baluartes e quatro meios baluartes, que resultam na tão característica forma de estrela. Destaque ainda para o Aqueduto da Amoreira, um dos mais importantes exemplos da arquitetura hidráulica em Portugal, e o Castelo de Elvas, construído em 1228 no ponto mais alto da cidade.

Elvas passou a ser considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2012. Fazem parte desta classificação de patrimônios da Unesco todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas do século 17, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.

×