O melhor da fronteira do Alentejo com a Espanha

A fronteira do Alentejo com a Espanha, conhecida como Raia, é marcada por belas paisagens e charmosos vilarejos medievais, bem como por grandes histórias de disputas territoriais e batalhas. O extremo leste da região possui ainda castelos incríveis e construções imponentes, que levam os visitantes a uma viagem direto ao passado.

Os destinos portugueses que ficam próximos à fronteira foram importantes na época das batalhas medievais, e justamente por isso foram construídos sobre colinas e têm castelos e muralhas: eram localizações estratégicas para observar se algum exército inimigo se aproximasse, e precisavam estar preparadas para qualquer tipo de ataque.

Confira abaixo um roteiro completo por esta região fronteiriça.

O melhor lugar para começar este roteiro pela fronteira do Alentejo com a Espanha é Castelo de Vide. Este pequeno vilarejo está cercado por mais de dois quilômetros de muralhas, tem casinhas brancas, ruazinhas estreitas, portais góticos e construções antigas. Tudo isso encimado por um belo castelo, de onde é possível conferir uma vista incrível dos arredores.

Castelo de Vide

O próximo ponto do roteiro é Marvão, outra aldeia histórica do Alentejo que fica a apenas 13 quilômetros de Castelo de Vide e a poucos quilômetros da Espanha. Também tem muralhas, castelo e casinhas brancas, mas é bem diferente da primeira. Sua história é milenar, seu castelo é grandioso e seu encanto é inexplicável.

A 80 quilômetros de Marvão está Elvas, um Patrimônio Mundial da Unesco. Esta cidade fortificada tem uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de dez quilômetros, sendo considerada uma das maiores fortificações abaluartadas do mundo.

Castelo de Elvas

Entre as construções militares para conhecer estão o Forte de Santa Luzia e o da Graça, além dos fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade. O destino também conta com belas igrejas e mosteiros, e a vista de seu castelo é deslumbrante.

Apenas 31 quilômetros separam Elvas da “princesa do Alentejo”, como é conhecida Vila Viçosa, uma cidade bonita com várias casas que mais se parecem palácios, já que são decoradas com mármore, rocha abundante nesta parte do território alentejano.

Seu ponto turístico mais importante é o Paço Ducal de Vila Viçosa, com uma impressionante fachada de 110 metros totalmente revestida em mármore. Foi uma das residências da família real portuguesa no passado e hoje é um museu onde estão expostos mobiliário, utensílios domésticos, roupas, obras de arte, porcelanas, conjuntos de armas e até carruagens daquela época.

Paço Ducal Vila Viçosa

Depois, é a vez de conhecer Monsaraz, que fascina os visitantes com suas ruas de pedra, muralhas e casinhas típicas. Situada ao lado do grande lago Alqueva, é talvez um dos melhores lugares em todo o Alentejo para curtir o pôr do sol. Isso porque, do topo de seu castelo, é possível ver todo o lago mudando de cor conforme o anoitecer se aproxima.

A cerca de 50 quilômetros de Monsaraz fica Moura, cidade repleta de contrastes, com ruas que abrigam igrejas majestosas e discretas capelas, casas brancas de arquitetura popular e a presença marcante de palácios aristocráticos. Destaque para o castelo do século 14 localizado no ponto mais alto da vila, construído a partir das fortificações deixadas pelos árabes.

A próxima cidade raiana do roteiro é Serpa, cercada por uma muralha, com ruas estreitas e casas caiadas de branco. O castelo do século 13 se destaca na paisagem local e o centro histórico guarda um verdadeiro museu a céu a aberto, onde está o Convento de Santo Antônio, construído no século 15 e decorado com azulejos flamboyant.

Serpa

A última cidade do roteiro é Mértola, em pleno Vale do Guadiana. Este destino ganha de qualquer outro desta lista no quesito história, já que foi uma cidade romana e a capital de um reino árabe. Isso significa que ela guarda tesouros portugueses, árabes e romanos, que incluem até mesmo uma igreja católica instalada em uma construção que já foi uma mesquita, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação. Os vestígios arqueológicos são expostos por toda a cidade, em locais como a Câmara Municipal e o Museu Islâmico.

×