Guia da cidade de Évora

No coração do Alentejo, a maior região de Portugal, está Évora uma cidade medieval e uma das mais bem preservadas de Portugal. Rodeada de natureza exuberante, com seus campos verdes e dourados, concentra uma herança arquitetônica esplêndida.

Tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade é uma das mais diversificadas do país, mostrando marcas de diferentes povos, cultura e gastronomia ricas. Em Évora, o visitante encontra monumentos neolíticos, catedrais da Idade Média, claustros, além de tascas e adegas rústicas que servem especialidades alentejanas acompanhadas de vinhos tintos locais fáceis de beber.

O que ver:

Templo Romano

Templo Romano de Évora

O Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana, revela belas colunas coríntias do século 1. É o cartão de visita da cidade de Évora e localiza-se bem no centro histórico. A pedida é fazer um passeio de charrete passando por esta relíquia.

Capela dos Ossos

Capela dos Ossos

Monumento que representa a transitoriedade da vida, a capela dos ossos é adornada com os ossos de cinco mil monges que foram retirados dos cemitérios da cidade. Uma atração inusitada e pra lá de interessante! Fica dentro do Convento de São Francisco.

Sé Catedral e Convento de São Francisco

Construído por Dom João II e Dom Manuel I nos séculos 15 e 16, o Convento de São Francisco é um valioso destaque da arquitetura gótico-manuelina. Já a imponente catedral, dos séculos 12 e 13, foi o local onde as bandeiras da frota de Vasco da Gama foram benzidas antes da sua viagem em 1497. 

Passeios imperdíveis:

Praça do Giraldo

O gracioso centrinho histórico de Évora merece atenção especial. Vale observar todos os detalhes, desde a fabulosa Igreja de Santo Antão, à fonte de mármore, até à iluminação decorada com o brasão da cidade.

Rua 5 de Outubro

É um dos principais destinos turísticos em Évora, onde os turistas encontram muitas lojas com produtos de cortiça. Esta rua estreita de pedras sobre em direção à Sé e ao longo dela estão lojas de artesanato e casa com varandas de ferro forjado. É o lugar perfeito para uma caminhada e para as compras.

Cromeleques de Almendres

Cromeleque

Nos arredores da cidade de Évora, as 95 pedras verticais (menires) datadas da Pré-História atestam o rico passado do Alentejo, a única cidade portuguesa membro da rede das cidades europeias mais antigas. O monumento megalítico disposto em círculo foi descoberto apenas em 1964.

Aqueduto da Água da Prata

O gigante Aqueduto da Água da Prata é uma maravilha arquitetônica do século 16 que continua, até os dias de hoje, a abastecer a cidade de Évora com água. A trilha bem-sinalizada junto ao aqueduto permite conhecer a diversidade natural da região. 

O que comer:

Porco preto

A carne deste porco é suculenta porque os animais pastam soltos ao ar livre e se alimentam das bolotas – fruto dos sobreiros que dominam a área onde são criados. Sem dúvida, os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco, que é cozida lentamente, tem um sabor bem tenra e textura deliciosa, ideal para harmonizar com um bom vinho tinto alentejano.

Gaspacho alentejano

Esta sopa fria é uma receita muito tradicional, que tem o tomate como principal ingrediente. Diferente do gaspacho consumido no Brasil, a versão alentejana é uma sopa mais cremosa e parecida com um purê. Funciona bem tanto como uma entrada quanto em um jantar mais sofisticado. Veja como preparar um verdadeiro gaspacho alentejano, clicando aqui.

Bacalhau

O bacalhau é muito típico em diversos pratos portugueses. No entanto, a açorda de bacalhau se destaca na mesa alentejana. A açorda é similar a uma sopa e a sua receita leva, além do bacalhau, muito poejo e coentro. Aliás, se mergulhado em um pouco do molho picante peri-peri, fica excelente!

Onde comer:

Restaurante Fialho

Restaurante Fialho

Com quase 80 anos de história, o clássico restaurante Fialho é ideal para provar as famosas iguarias alentejanas. O ambiente familiar prima pelos pratos tradicionais como as favas com presunto e espargos selvagens com ovos, borrego assado ou lombo de porco com purê de maçã e arroz de coelho. https://restaurantefialho.pt/

Cavalariça

Instalado no Palácio Duques do Cadaval, um charmoso edifício do século 14 que nasceu sobre as ruínas de um Castelo Mouro, no coração da Comporta, este restaurante moderno que oferece pratos com tudo de bom que há na região. O polvo com grão-de-bico biológico e camarão vermelho do Algarve é uma das estrelas do cardápio do chef Bruno Caseiro. https://www.cavalarica.com/

Dom Joaquim

Este restaurante oferece uma gastronomia tradicional do Alentejo com um toque próprio de seu chef. Desde sua inauguração em 2007, o restaurante já recebeu diversas distinções e é um dos locais favoritos dos eborenses. http://restaurantedomjoaquim.pt/ 

Café Alentejo

Restaurante Café Alentejo

Esta antiga estalagem real do século 15 é um restaurante referência da região, que serve cozinha tradicional em um ambiente aconchegante e charmoso, cheio de história e cultura. Entre os pratos estão receitas familiares feitas com produtos locais de qualidade e servidas com os vinhos da região. https://restaurantecafealentejo.com/

Onde se hospedar:

Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa

Convento do Espinheiro

Este hotel é uma referência na hotelaria de luxo nacional e internacional. Este prédio do século 15 foi edificado em honra à Nossa Senhora e hoje abriga 92 quartos luxuosamente decorados em uma combinação moderna, mas preservando seu patrimônio. Além dos restaurantes comandados pelo chef Jorge Peças, o hotel ainda tem bares, spa e uma oferta única de experiências. https://www.conventodoespinheiro.com/

M’AR De AR Aqueduto

MAR De AR Aqueduto

Este hotel cinco estrelas está localizado no centro histórico de Évora, em pleno coração da uma área classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Instalado no antigo Palácio dos Sepúlveda, este edifício quinhentista ainda conserva uma magnífica capela, tetos abobadados e três janelas Manuelinas na fachada principal. Construído segundo os mais modernos conceitos de arquitetura e design contemporâneos, oferece um spa, 62 quartos, e integra o restaurante Degust`AR, com a assinatura do chef António Nobre. https://mardearhotels.com/mar-de-ar-aqueduto

Imani Country House

Este hotel é um refúgio perfeito para descansar, relaxar e descobrir uma das regiões mais ricas de Portugal. Esta quinta oferece um ambiente acolhedor e um serviço de excelência para fazer com que seus hóspedes se sintam tão confortáveis quanto se estivessem em casa. Pomares, jardins e oliveiras completam a paisagem junto com um rebanho de ovelhas, piscinas e o alpendre. https://www.imani.pt/

×