5 restaurantes alentejanos para comer a típica açorda

A açorda é um prato típico da região do Alentejo, que pode ser preparado de diversas formas. Sua base pode ser de vegetais, porco, frango, peixes, etc. No entanto, a açorda de bacalhau é uma das preferidas e a mais comum de se encontrar nos restaurantes alentejanos. No preparo da receita, a dica é apostar nos temperos e condimentos, que adicionam uma camada extra de sabor a esta tradicional iguaria alentejana. Veja cinco restaurantes no Alentejo para comer a típica açorda.

Restaurante Café Alentejo, em Évora

Restaurante Café Alentejo - açorda
Restaurante Café Alentejo

O local é ideal para curtir uma noite agradável com muita comida portuguesa boa. Os pratos deste restaurante são diversificados, apetitosos e surpreendentes. Além disso, o ambiente é acolhedor, há um espaço exclusivo no exterior do restaurante, Wi-Fi e área separada para fumantes. cafealentejo.eatbu.com/

Restaurante da Pousada Convento de Évora, em Évora

Pousada Convento de Évora - açorda
Pousada Convento de Évora

Este restaurante é original e sofisticado, mas sem exageros. A sala de refeições está instalada nos antigos claustros de meditação dos monges. O local é bem iluminado e tem vista para o pátio, as mesas possuem toalhas em azul e branco e painéis de azulejo decoram todo o espaço. Entre as sugestões do chef, sem dúvida está a açorda de coentros com bacalhau e ovo escalfado, além do buffet de doces.

Restaurante A Escola, em Alcácer do Sal

Restaurante a Escola
Restaurante a Escola

O nome do restaurante é uma referência ao local onde está instalado, um antigo prédio de uma escola primária. O ambiente escolar prevalece na decoração, que mantém os quadros negros bem como as carteiras. No menu, opções gastronômicas que combinam história com a culinária alentejana, com foco na qualidade e no atendimento diferenciado.

Mercearia Gadanha, em Estremoz

Mercearia Gadanha
Mercearia Gadanha

Este ambiente informal e bem alentejano é visita obrigatória para quem está em Estremoz, bem como quem quer degustar petiscos com os amigos acompanhados de um bom vinho. Os pratos típicos do restaurante enaltecem o rico patrimônio gastronômico do Alentejo. Além disso, a garrafeira possui uma ótima seleção de vinhos nacionais. merceariagadanha.pt

Restaurante Cadeia Quinhentista, em Estremoz

Cadeia Quinhentista
Cadeia Quinhentista

Este restaurante, construído em um prédio de mais de 500 anos onde antes funcionava a cadeia da cidade, possui um menu cheio de opções. No entanto, a aposta é a cozinha mais tradicional alentejana, que prioriza os produtos da região, e é servida de forma sofisticada e inovadora. Além dos pratos, o bar oferece típicos petiscos alentejanos durante a tarde acompanhados de uma boa taça de vinho.

×