Natal no Alentejo: pratos típicos

Já contamos aqui um pouco sobre como é o final do ano em terras alentejanas, que tem tradições bem diferentes das brasileiras. Mas existe uma parte do Natal no Alentejo que é tão importante quanto no Brasil: a gastronomia! Por isso, confira abaixo alguns pratos típicos servidos nesta data tão especial.

Bacalhau com couves

Assim como no restante de Portugal, o bacalhau é um prato importante no Alentejo. No Natal, um dos mais populares é com bacalhau com couves, em que o bacalhau é cozido em postas com batas, ovos, e couve-em-folhas. Azeite, alho e vinagre são usados no molho. Esta iguaria costuma ser servida na Consoada, como é chamada o jantar do dia 24 de dezembro.

O bacalhau é popular neste dia pois os alentejanos costumam evitar a carne vermelha na véspera do Natal. Além dele, também são comuns a sopa de cação e a pescada frita.

Cordeiro assado e carne de porco

Após a Missa do Galo, no dia 24 de dezembro, acontece a ceia de Natal. É nesta refeição que os alentejanos acabam com o jejum de carne vermelha. Nesta região portuguesa, a escolha para a ceia é, principalmente, carne de cordeio (chamado localmente de borrego) ou de porco. Em geral, o cordeiro é assado lentamente com batatas, resultando em uma carne macia e deliciosa.

A carne de porco também é muito popular no Alentejo, já que a região é produtora do famoso porco preto. De fato, a carne desse tipo de porco é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, por ter menos gordura, calorias e colesterol. Essa carne, quando cozida lentamente, tem um sabor tenro, textura incrível e ainda harmoniza perfeitamente com um bom vinho tinto!

Peru recheado

Diferentemente do que faz o Brasil, o Natal no Alentejo tem o peru como prato principal do almoço do dia 25 de dezembro. O peru é marinado em água, sal, limão e laranja. No peito, é recheado com carne de vaca, porco e linguiça de porco. Na barriga, o recheio é de batata e miúdos. O prato leva quase quatro horas para ficar pronto e é muito apetitoso!

Doces

Por fim, há uma série de doces tradicionais nesta época do ano. As azevias de batata-doce e amêndoa, por exemplo, parecem um pastelzinho, e são leves e deliciosas. O recheio de batata-doce pode parecer inusitado, mas é incrível! Outros doces típicos do Natal no Alentejo são as filhós alentejanas e os coscorões, que são finos, crocantes e cheios de açúcar e canela! Apesar de não serem doces recheados, são muito amados pelos alentejanos.

×