O que fazer no Alentejo

Ruínas romanas, castelos medievais e vilarejos charmosos são algumas das coisas que você pode ver em uma viagem pelo Alentejo. Muito mais do que ver, no entanto, esta região portuguesa é um destino para viver aventuras e experiências novas, assim como deslumbrar-se com belezas nunca vistas antes. Confira abaixo uma lista que responde a esta pergunta: o que fazer no Alentejo?

Voar de balão

Já falamos aqui inúmeras vezes sobre como as paisagens alentejanas são de tirar o fôlego, sobretudo quando vistas de cima. Por isso, uma das maneiras mais incríveis de observá-las é em um voo de balão. Esta é uma experiência única e surpreendente, que garante sensações inesquecíveis.

Fazer um piquenique no campo

Os campos verdejantes do Alentejo formam uma bela paisagem. Mais que isso, no entanto, eles são um cenário perfeito para atividades que tragam tranquilidade e encontro com a natureza. Nesse sentido, uma das melhores coisas que se pode fazer é um delicioso piquenique, de preferência repleto de iguarias locais, como queijos, embutidos, vinhos e doces conventuais, por exemplo.

Observar as estrelas

Olhar para o céu no Alentejo não é o mesmo que olhar o céu na sua cidade, e não é só porque as constelações visíveis são outras. Na verdade, a região do lago Alqueva possui as características ideais para a observação de estrelas, como baixa poluição luminosa, por exemplo. Sendo assim, o céu é muito mais brilhante do que os viajantes estão acostumados a ver, o que lhe rendeu a certificação “Starlight Tourism Destination”. A olho nu, em um observatório ou com ajuda de algum instrumento fornecido pelos hotéis da região, você poderá enxergar muitos mistérios do universo.  

Passear de barco

O Alentejo é rico em água, não apenas do Oceano Atlântico, que banha seu litoral, mas também dos diversos rios e lagos que marcam seu interior, e o apelo dessas águas é inegável. Por isso, há diferentes tipos de passeios de barco que se pode fazer aqui. No Alqueva, por exemplo, é possível alugar um barco casa e navegar por dias a fio. Já em Tróia, por sua vez, os viajantes podem ver golfinhos em seu habitat natural!

Provar um vinho alentejano

Sem dúvida, os vinhos alentejanos são um destaque entre os portugueses. De fato, alguns deles estão entre os melhores do mundo! Ou seja: é até um pecado vir até aqui e não provar um dos nossos vinhos. Além disso, os viajantes podem degustar os vinhos alentejanos de várias maneiras: em um restaurante, em uma herdade produtora de vinhos, durante uma prova especializada ou até uma refeição harmonizada.

Experimentar o famoso porco alentejano

Enquanto no Brasil se consome muita carne de gado ou frango, no Alentejo a carne mais popular é a de porco. Mas não é um porco comum: é o chamado porco alentejano, criado na região e alimentado com frutos de azinheiras. Como resultado, a carne é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol. E o mais importante: o sabor é delicioso!

Descobrir de onde vem a cortiça

Você conhece a cortiça como aquele material utilizado para produzir rolhas. Contudo, este material serve para muito mais que apenas fabricar rolhas, podendo ser utilizado até mesmo como isolante térmico em foguetes! A extração da cortiça é uma das principais atividades no Alentejo, e descobrir esse processo é muito interessante: a cortiça cresce no tronco dos sobreiros e é retirada a cada nove anos, em um procedimento fascinante!

Percorrer uma trilha

O Alentejo é um destino em que ver é pouco: é preciso viver. Por isso, por mais belas que sejam nossas paisagens, os turistas vão gostar muito mais delas se puderem aproveitá-las de perto. Uma das maneiras de fazer isso é realizando uma trilha. Há percursos espalhados por todo o território, dos mais fáceis aos mais difíceis, e com cenários diversos: desde campos no interior até penhascos margeados pelo oceano.

Relaxar completamente

Sabe aquelas viagens com roteiros agitados e atividades que vão de manhã até a noite? Esse tipo de turismo não combina com o Alentejo. De fato, a região portuguesa é um lugar onde reina a tranquilidade e tudo é feito com tempo. Em nossas terras, relaxar é imprescindível. Por isso, é incrível hospedar-se em uma propriedade de turismo rural e simplesmente aproveitar o sol, o som dos pássaros, um bom livro ou um momento de descanso absoluto.

Visitar praias escondidas

São 140 km de litoral para descobrir no Alentejo. No entanto, muito além dos extensos areais dourados, onde é possível alugar equipamentos para esportes náuticos e comer em restaurantes praianos, a região conta também com verdadeiros tesouros. São praias escondidas entre falésias, com uma beleza avassaladora, como a Praia da Samoqueira, por exemplo.

×