Rios e lagos do Alentejo

Você conhece os rios e lagos do Alentejo?

Apesar de ter tanta água em seu território, o Alentejo é, surpreendentemente, um destino com poucas chuvas, de forma que soma cerca de 300 dias de sol ao longo do ano. Portanto, você pode encontrar alguns cursos de água que surgem no inverno, mas secam e desaparecem no verão!

A natureza alentejana é rica e surpreendente. Entre os cenários que marcam sua paisagem estão rios e lagos, que oferecem não só muita beleza, mas também diversas atividades para os turistas e moradores locais.

Sendo assim, confira alguns dos corpos e cursos de água dos quais você pode desfrutar em uma viagem por nossa região.

Lago Alqueva

Vista para o Lago Alqueva
Vista para o Lago Alqueva. Foto: Victor Carvalho

Este enorme lago situado no leste alentejano, próximo à fronteira com a Espanha, é o maior lago artificial da Europa. Por isso, é um motivo de orgulho para a região.

O Alqueva é um ponto importante para os turistas que visitam o Alentejo por diversos motivos: primeiramente, há inúmeras aldeias ribeirinhas para conhecer ao seu redor; em segundo lugar, a poucos quilômetros do lago está Monsaraz, um vilarejo encantador; por fim, é possível realizar diversos tipos de atividades e até navegar por dias a fio em suas águas.

Do topo do castelo de Monsaraz, tem-se a vista não apenas dos belos campos alentejanos, mas deste maravilhoso lago. A paisagem fica ainda mais bonita ao pôr do sol.

Para quem quer conhecer o lago em si, pode curtir diferentes esportes náuticos, como stand-up paddle, canoagem, pesca, wakeboarding e banana boat, por exemplo.

Outra opção muito popular é alugar um barco-casa, que acomoda de 2 a 12 pessoas. Essas embarcações tem toda a estrutura necessária, com quartos, cozinha, banheiro, e não é necessário uma licença para pilotá-las. Dessa forma, oferecem uma oportunidade única para descobrir a magia do Alentejo, sua natureza impressionante e ritmo tranquilo. Assim, é possível navegar com tranquilidade, sem horários, decidindo o destino conforme o coração manda e, a melhor parte, apreciando uma vista inesquecível.

Rio Guadiana

Trecho do Rio Guadiana próximo à cidade de Mértola
Trecho do Rio Guadiana próximo à cidade de Mértola

Ao sul do Alqueva, fica este rio que conecta o Alentejo ao Algarve. Considerado o mais navegável dos rios portugueses, foi no passado um rio de pescadores e de transporte de minérios. Além disso, foi do Guadiana que o lago Alqueva nasceu!

Este rio é tão importante que seu vale se tornou um parque natural, na região próxima a Mértola. Nele, é possível fazer passeios de barco ou canoa. Um dos seus pontos mais impressionantes é a cascata Pulo do Lobo, uma queda d’água que ganhou esse nome porque os rochedos de suas margens dão a impressão de estarem tão próximos que poderiam ser atravessados em um único pulo.

Por fim, em Mértola é possível apreciar uma bela vista do Guadiana. Vale também explorar seu entorno em trilhas a pé ou de bicicleta.

Estuário do Sado

Passeio de barco pela Baía de Setúbal para observação de golfinhos.
Passeio de barco pela Baía de Setúbal para observação de golfinhos. Foto: Vertigem Azul

A pouco mais de uma hora de Lisboa, as águas do rio Sado encontram-se com o oceano Atlântico, formando, assim, a Baía de Setúbal. Aqui, os viajantes encontram águas serenas, natureza exuberante e uma bela paisagem. Não é à toa que é um spot muito popular no verão!

Além da possibilidade de prática de kitesurfe, windsurfe, canoagem, vela, mergulho e pesca, uma das atividades mais populares no estuário do Sado são, certamente, os passeios de barco. Isso porque, nestes passeios, os visitantes podem ver de perto os graciosos golfinhos que habitam esta região. Uma experiência inegavelmente inesquecível!

Praias de água doce

Em diversos rios e lagos do Alentejo, foram criadas praias de água doce. Rodeadas pelo verde, são, principalmente, um refúgio de muita serenidade. Ademais, muitas delas possuem estrutura completa, com guarda-sóis, salva-vidas e até piscina infantil.

Também são excelentes locais para atividades como canoagem, stand-up paddle, caiaque, vela, esqui aquático, windsurfe e pesca, por exemplo.

Algumas dessas praias são Maranhão, Tapada Grande, Alamal, Monsaraz, Mourão, Amieira e Santa Clara.

×