A belíssima Baía de Setúbal

A Baía de Setúbal está entre as mais belas do mundo, com águas serenas, natureza exuberante e paisagens de tirar o fôlego. É lá que o rio Sado se encontra com o Oceano Atlântico, e o resultado é um destino turístico imperdível, a apenas 50 quilômetros de Lisboa.

O lado sul da baía faz parte do Alentejo, com localidades inesquecíveis como a deslumbrante Península de Troia e Comporta. Repleto de praias, é um destino obviamente popular no verão, mas a região tem muito a oferecer em qualquer estação do ano.

O mar é uma das principais atrações. Em agradáveis passeios de barco, é possível observar os golfinhos que povoam suas águas. Outra boa pedida são os esportes náuticos: kitesurfe, windsurfe, canoagem, vela e mergulho são algumas das opções. Se você nunca tiver tentado, fique tranquilo: há muitas empresas prontas para ensinar. Em terra, a natureza chama a atenção, permitindo caminhadas, passeios a cavalo e observação de pássaros.
Há hotéis incríveis por lá, como os cinco estrelas Troia Design Hotel e Sublime Comporta. A culinária também é destaque, com excelentes restaurantes de cozinha tradicional alentejana e opções contemporâneas de alta gastronomia.
O lugar mais famoso da baía é a península de Troia, onde há incríveis ruínas romanas, uma encantadora marina, um cassino para curtir boas noitadas e um ótimo campo de golfe para os amantes do esporte.

Seguindo sentido sul, encontra-se Comporta, uma vila charmosa com casinhas caiadas de branco, emolduradas por dunas e campos de arroz. Na praia de Comporta, a areia é bem branquinha e a água muito azul e transparente. Nem parece o Atlântico!
Perto dali está a praia do Carvalhal, em um vale profundo e atravessada por um pequeno riacho que corre até o mar. Já a praia do Pego é lar do restaurante Sal, eleito em 2016 o melhor bar de praia do mundo pela Condé Nast Traveller.

Em Melides há boa praia e bons petiscos, e ainda há Grândola, uma típica cidade alentejana, tranquila e cordial, e Alcácer do Sal, com um rico patrimônio, como seu centro histórico, a Cripta Arqueológica do Castelo e o próprio castelo, com sua impressionante arquitetura de estilo islâmico.

×