15 curiosidades sobre o Alentejo

Será que você sabe tudo sobre o Alentejo? Listamos abaixo 15 curiosidades sobre essa região que tanto amamos.

  1. O Alentejo é a maior região de Portugal, com 27 mil quilômetros quadrados, basicamente do tamanho do Alagoas, que é um dos menores estados brasileiros.
  2. Évora é a cidade mais populosa da região, com 56 mil habitantes.
  3. O Brasil é o terceiro maior emissor de turistas para o Alentejo, e o primeiro país de fora da Europa nessa lista.
  4. O nome Alentejo vem de “além do Tejo”, já que a região está situada depois desse rio em relação a Lisboa.

    O Alentejo é um excelente lugar para ver as estrelas
  5. O Alentejo tem alguns dos melhores vinhos do mundo, incluindo alguns rótulos bem diferentes. Entre eles estão dois vinhos curiosos da Ervideira: o primeiro, o Vinho Invisível, é um vinho branco obtido das lágrimas de uvas tintas, ou seja, das pouquíssimas gotas de suco que a fruta fornece sem ser esmagada; o segundo é o Conde D’Ervideira Vinho da Água, que envelheceu em garrafas mergulhadas nas águas do lago Alqueva.
  6. Portugal é um dos maiores produtores de cortiça do mundo, e grande parte dos seus sobreiros – árvore que fornece o material – está no Alentejo.
  7. A região possui vestígios de mais de 8.000 anos! O Cromeleque dos Almendres, localizado em Nossa Senhora de Guadalupe, é um monumento megalítico formado por 95 monólitos de pedra.
  8. O Alentejo tem neve! A vila de Marvão é um dos únicos lugares da região em que pode nevar no inverno, e fica ainda mais bonita coberta de branco.
  9. Diferentes dos brasileiros, os portugueses não comem muita carne de vaca. Por lá, os peixes (principalmente o bacalhau) são mais abundantes. Mas entre os alentejanos, carne de porco e de cordeiro são muito populares, e é possível provar até carnes de caça, como javali e veado.

    Detalhe da Capela dos Ossos
  10. O Alentejo tem uma atração muito sinistra: a Capela dos Ossos, construída com ossos humanos para representar a transitoriedade e fragilidade da vida.
  11. Quando falamos que o Alentejo tem alguns dos melhores vinhos do mundo, estamos falando a verdade: o Pêra-Manca tinto, produzido pela Cartuxa, já recebeu diversas premiações ao longo dos anos.
  12. É no Alentejo que está um dos maiores lagos artificiais da Europa: o Alqueva.
  13. O Alentejo foi o primeiro lugar do mundo a receber a certificação Starlight, da UNESCO, que atesta a qualidade do seu céu para a observação de estrelas.
  14. As praias alentejanas são incríveis. Muitos famosos já estão de olho nelas! Comporta, por exemplo, foi destino de férias de Madonna, Maria Sharapova, Marina Ruy Barbosa e Glória Maria. Harrison Ford e Christian Louboutin também são vistos com frequência por lá.
  15. Situada às margens do rio Guadiana, a cidade de Mértola tem uma história muito interessante, pois foi uma cidade romana e a capital de um reino árabe.
×