Encante-se com os golfinhos na Península de Tróia

O Alentejo é conhecido por suas paisagens bucólicas, gastronomia tradicional e deliciosa e monumentos históricos apaixonantes. Mas você sabia que no Alentejo também é possível avistar golfinhos? A região vai muito além dos passeios culturais e históricos e possui opções de turismo ecológico, sendo o destino perfeito para aqueles que procuram mais contato com a natureza.

peninsula-troia

Uma dessas opções é a observação dos golfinhos em Tróia, local acessível com o ferry boat que sai de Setúbal, distante cerca de uma hora de Lisboa. Ao chegar, você irá se encantar com um dos mais extensos areais de Portugal, com 18 quilômetros de comprimento. As temperaturas amenas durante o ano inteiro são outro atrativo muito bem-vindo!

Neste ponto de encontro do rio Sado com o mar, é muito frequente ver os simpáticos golfinhos. Nesta região do delta do Sado encontra-se uma das três únicas comunidades destes mamíferos residentes no espaço marítimo europeu. Com uma população de cerca de 30 roazes-corvineiro, a comunidade é avistada com frequência nas águas de Setúbal e Tróia.

golfinhos-troia-2

O roaz-corvineiro apresenta, geralmente, um corpo longo e robusto, com um pequeno nariz pronunciado. A barbatana dorsal é triangular e não muito grande, com 35 centímetros de altura. A cor cinzenta pode ser em tons mais claros ou mais escuros e a barriga é branca ou cor-de-rosa. Esses golfinhos adultos podem pesar 350 quilos e atingir quatro metros de comprimento.

Fazer um passeio de barco com tempo para observá-los pode render momentos inesquecíveis com a família. E o melhor é que é possível realizar este passeio em qualquer período do ano.

E para os mais entusiasmados com o turismo ecológico do Alentejo, aproveite a visita à Tróia para observar as diversas espécies de animais selvagens do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.

×