Dark Sky Alqueva: perfeita para observar o céu

Entre as atrações imperdíveis do Alentejo, há uma um pouco inusitada: o céu. Para você entender como o céu da nossa região pode ser considerado uma atração turística, precisa saber que aqui está localizada a incrível reserva Dark Sky Alqueva, uma Starlight Destination.

O que é uma Starlight Destination?

Foto: Miguel Claro

Antes tudo, vamos te explicar o que é isso. Uma Starlight Destination é basicamente uma área protegida de poluição luminosa e atmosférica. Por isso, esse tipo de reserva é perfeita para a observação do céu estrelado, seja com equipamentos especializados ou a olho nu. Em outras palavras, é um lugar destinado ao astroturismo. De fato, a reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, certificação da UNESCO que atesta a sua qualidade para observação de estrelas.

Onde fica a reserva Dark Sky Alqueva?

A reserva Dark Sky Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português, e fica situada na região do grande lago Alqueva, próximo à fronteira espanhola. Ela abrange cerca de 3 mil km2 e integra dez cidades alentejanas, como Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão e Moura.

O que é possível fazer por lá?

Foto: Miguel Claro

O céu noturno da região em torno do lago Alqueva é um convite aos olhos, garantindo uma visibilidade ideal para observar os mistérios do universo mesmo a olho nu. No entanto, há mais para fazer por lá do que apenas olhar para cima! Os viajantes também podem curtir atividades diversas, como por exemplo observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros.

O que mais preciso saber?

Foto: Miguel Claro

Vale lembrar que, aliado à oferta turística, o projeto vista também proteger o céu noturno da região, mantendo a poluição luminosa local próxima de zero.

Além disso, em 2020, a reserva Dark Sky Alqueva recebeu o título de ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo’ nos World Travel Awards, além de ganhar, na gala europeia da premiação no mesmo ano, os prêmios de ‘Melhor Turismo Responsável da Europa’ e ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa’.

×