Conheça os tradicionais “enchidos” alentejanos

Assim como os queijos do Alentejo, os enchidos (ou embutidos) são excelentes aperitivos para saborear com uma boa taça de vinho. Com modo de preparo artesanal, uma tradição que os alentejanos fazem questão de preservar, podem ser consumidos de formas variadas.

Os enchidos são elaborados com carnes de porco rigorosamente selecionadas, com pequenos pedaços de gordura, que tornam estas iguarias tenras e suculentas. São parte fundamental da gastronomia regional alentejana, sendo usadas em diversos pratos e dando origem a receitas únicas. Além de saborosos, os enchidos são ainda uma excelente forma de conservar a carne de porco por mais tempo. 

Do chouriço à linguiça, passando pela farinheira, morcela e cacholeira, a lista de enchidos alentejanos é extensa e bastante variada. A qualidade da carne e o tempero são dois dos principais segredos de um bom enchido alentejano. Já a receita é relativamente simples, além da carne, um pouco de massa de pimentão, alho e sal. 

No caso da farinheira, acrescenta-se ainda pimenta e farinha de trigo, já a morcela leva vinho e especiarias. Quase todos são enchidos em tripas naturais e atados com um fio antes de seguirem para o fumeiro, onde ficam pendurados em varas para defumar.

Mais do que parte da alimentação, os enchidos fazem parte da cultura da região. Isto porque, antes mesmo de chegarem à mesa, já passaram por muitos dos processos e tradições que tão bem caracterizam o Alentejo.

É possível encontrar as iguarias em produtores rurais de Portalegre, Elvas, entre outras cidades e vilas, e há um controle de origem para assegurar a qualidade da produção. Cada uma dessas cidades possui uma variedade de enchidos e receitas únicas que passam de geração em geração nas famílias alentejanas. Então, na hora de visitar a região do Alentejo, não esqueça de degustar mais essa saborosa opção regional.

×