O Alentejo conta com uma nova rota dos Caminhos de Santiago, que vai do interior ao litoral da região, em um percurso de 130 quilômetros, passando por cinco concelhos.
O novo Caminho de Santiago – Via Atlântico tem início na vila de Castro Verde, passa pelos concelhos de Ourique e Odemira, em Beja, segue por Sines e vai até o município de Santiago do Cacém, ambos em Setúbal.
O percurso é uma excelente oportunidade para os caminhantes conhecerem alguns dos muitos testemunhos históricos da Ordem de Santiago nestes territórios, além de reforçar a promoção deste vasto e rico legado na região.
Desde 2018, este novo percurso dos Caminhos de Santiago tem recebido investimentos em estrutura com objetivo de ampliar a oferta do turismo religioso na região, juntando-se aos dois percursos já existentes dos Caminhos de Santiago no Alentejo: o Central e o Nascente.
A Via Atlântico é uma variante do Caminho Central, que desvia em Castro Verde em direção ao mar, até Porto Covo e Sines, e continua por trilhos ancestrais imersos na ruralidade e no montado alentejano, retornando ao Caminho Central em Santiago do Cacém.
Caminho Central
O Caminho Central, o primeiro a ser certificado em Portugal, é composto por 19 etapas, iniciando na aldeia de Ameixial (Faro), e terminando em Tomar, (Santarém), passando pelos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Aljustrel (Beja), Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal (Setúbal), Vendas Novas (Évora), Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Santarém, Golegã e Tomar (Santarém).
Caminho Nascente
Já o Caminho Nascente, também é por 19 etapas, com início em Alcoutim (Faro) e término em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), passando pelos concelhos de Mértola, Beja, Cuba e Alvito (Beja), Viana do Alentejo, Évora e Estremoz (Évora), Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa (Portalegre).