Elvas e Vila Viçosa

A nordeste de Évora está a impressionante Elvas. Pela sua localização tão próxima à fronteira de Portugal com a Espanha, a cidade teve importância estratégica ao longo da história do país, que envolveu muitas guerras com o país vizinho.

elvas-capa

Foi esse motivo que levou a dinastia portuguesa a investir em edificações militares por lá. O resultado? Até hoje Elvas é a maior fortificação abaluartada do mundo, com uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de 10 quilômetros e muralhas islâmicas e medievais.

Construídas no âmbito da Guerra da Restauração, as muralhas abaluartadas são um exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar.

Essa fortaleza tornou Elvas um Patrimônio Mundial da Unesco. No interior das muralhas, existem outras construções militares: grandes casernas, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, os fortins de São Mamede, São Pedro, São Domingos, São Francisco e da Piedade. Além disso, o patrimônio de Elvas inclui lindas igrejas, mosteiros e o Aqueduto da Amoreira, construído entre 1530 e 1622. Hoje, essa cidade-fortaleza aposta no turismo rural.

Vila Viçosa

A menos de 40 quilômetros da cidade fortificada está Vila Viçosa, a “Princesa do Alentejo”. Conhecida pela abundância do mármore, explorado em mais de 160 pedreiras, a idade tem diversos monumentos impressionantes: um Castelo do século 13, a Igreja Matriz, a Igreja e Convento dos Agostinhos e muitas casas que mais parecem palácios, devido às suas fachadas decoradas com o mármore retirado da região.

Por lá, o Paço de Vila Viçosa é uma das principais e mais importantes atrações. Antigamente, foi um dos edifícios preferidos da família real portuguesa, hoje funciona como um excelente museu que inclui antigo mobiliário português, tapeçarias, porcelanas europeias e orientais, peças de vidro, pinturas, um conjunto de armas dos séculos 16 ao 20 e uma coleção de carros e carruagens. Além disso, os museus do Mármore, da Caça e de Arqueologia também valem a visita!

×