Pratos alentejanos para provar

A gastronomia do Alentejo é uma das mais autênticas e deliciosas de Portugal. Os pratos alentejanos são conhecidos pela riqueza e variedade de seus ingredientes únicos produzidos na maior região do país. Além de se comer muito bem, ainda é possível provar diferentes iguarias em cada destino visitado. Veja 4 pratos deliciosos para experimentar no Alentejo.

Porco preto

Certamente, os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco. O porco preto do Alentejo é cozido lentamente, tem um sabor bem tenro e sua textura é deliciosa. Harmonizado com um bom vinho tinto alentejano, é uma refeição que você jamais se esquecerá.

Açorda

A açorda é um prato típico servido em todo território português, mas sobretudo no Alentejo. Este ensopado é composto por pão rústico cortado em fatias finas com coentro, alho, azeite, vinagre, água, pimenta branca, sal e ovos escalfados. Mergulhado em um pouco do molho picante peri-peri, fica uma delícia.

Ensopado de borrego

O segredo deste ensopado é o seu caldo bem cremoso feito com louro, pimenta, salsa, cravo, cebola, alho, coentro e pão alentejano rústico. Ideal para quem gosta de comida caseira, bem como para as noites frias de inverno.

Sericaia 

Não podíamos deixar de citar um doce entre os pratos alentejanos a se provar no destino. A sericaia é um típico doce conventual feito com ovos, assado no forno e servido com ameixas locais. Esta deliciosa sobremesa pode ser harmonizada ou com um belo vinho do Porto ou com um licor de ginja. Casamento perfeito para encerrar uma gostosa refeição típica alentejana.

Para beber

Os vinhos alentejanos caem muito bem com os pratos da gastronomia da região. Além disso, muitos deles ficam ainda melhores quando harmonizados com uma boa refeição! O Alentejo conta com inúmeros produtores de altíssima qualidade, de onde vêm alguns dos melhores vinhos do mundo.

×