Tesouros romanos encontrados no Alentejo

Os romanos ocuparam Portugal por mais de 700 anos, do século 3 a.C. ao século 4 d.C. Ao longo de todo esse tempo, os romanos construíram cidades, estabeleceram governo, cultivaram a terra, construíram uma rede de estradas e deixaram marcas duradouras na produção de vinho e no uso de aquedutos como os de Évora e Elvas. Veja três importantes vestígios do Império Romano encontrados ainda hoje no Alentejo.

Templo Romano em Évora

Templo Romano de Évora

Localizado na cidade de Évora, este é o maior monumento romano do Alentejo e o mais bem preservado de Portugal. O Templo Romano, com suas impressionantes colunas de mármore de estilo coríntio, está assentado em uma base elevada bem no centro da cidade. Considerado um Patrimônio Mundial da Unesco, é a principal atração turística de Évora junto com a Capela dos Ossos.

Cidade Romana de Miróbriga

Ruínas de Miróbriga

Perto de Santiago do Cacém, Mirobriga Celticorum foi uma próspera vila entre os séculos 1 e 4, como se pode constatar pelas suas extensas ruínas vistas até os dias de hoje. No centro está o fórum, com ruínas de prédios governamentais e lojas, bem como o templo imperial, o Templo de Vênus e um terceiro para uma divindade local desconhecida. Além disso, o local abriga o único hipódromo remanescente de Portugal com uma planta completa intacta, uma estrada pavimentada de pedra e duas casas de banho – que estão entre as mais conservadas de Portugal.

Vila Romana dos Pisões

Pisões

Esta vila foi um importante mercado fornecedor para a cidade de Beja até o século 4. Entretanto, depois de ser abandonada, a vila de mais de 40 quartos só foi redescoberta acidentalmente em 1967. Em um destes quartos foi encontrado um dos mais belos pisos de mosaico do mundo, com motivos naturais e desenhos geométricos complexos. Restos de construções agrícolas e uma vinícola também foram encontrados, bem como um banho romano privado e uma barragem de pedra.

Ruínas Romanas de Tróia

Ruínas Romanas em Tróia

Localizada bem próxima ao centro de Tróia, às margens do Rio Sado, este sítio arqueológico já foi considerado o maior centro industrial de salga de peixe do Império Romano entre os séculos 1 e 6. Desde 1910, as ruínas, que abrangem diversas construções do período, são classificadas como Monumento Nacional.

Cidade Romana de Ammaia

Ammaia

Localizada no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, no município de Marvão, a Cidade Romana de Ammaia foi fundada no século 1 d.C. e habitada pelos romanos até meados do século 5. Desde 1949, suas antigas ruínas são consideradas como Monumento Nacional. No local existe um museu que conta a história da cidade e de sua população, bem como diversos objetos desta época encontrados nas escavações do local.

Villa Romana de São Cucufate

Consiste nas ruínas de um complexo do período romano, composto por uma mansão, termas, um templo e uma área de produção agrícola. Esta antiga villa foi ocupada entre os séculos 1 e 5, até a invasão bárbara, quando então passou a ser ocupada por mosteiros cristãos dedicados à São Cucufate. Este sítio arqueológico tem grande importância para o estudo da civilização romana e é considerado um dos mais bem preservados do mundo.

Outros vestígios

Ponte Romana de Alter do Chão

Por fim, vale lembrar que há muito mais do legado romano para conhecer pelo Alentejo. É possível encontrar vestígios da presença romana por toda a parte, como, por exemplo, a vila ribeirinha de Mértola, a ponte de Vila Formosa, a calçada romana de Torrão, o mosaico romano de Alter do Chão, dentre outros.

×