Praias do Alentejo: 5 refúgios quase desertos

Não é segredo que as praias do Alentejo estão entre as melhores da Europa. Afinal, nossa região tem 140 km de litoral! Ou seja: há praias urbanas com estrutura completa de guarda-sóis e espreguiçadeiras, próximas a hotéis e restaurantes, mas há também praias isoladas e com um visual mais selvagem.

Praias secretas do Alentejo

Enquanto ao norte de Sines encontram-se extensos areais sem fim, ao sul está a parte mais intocada da costa alentejana, onde os viajantes encontram faixas de areia protegidas por falésias, pequenas baías e piscinas naturais. No entanto, a verdade é que por todo o litoral da região é possível encontrar praias vazias, por estarem mais afastadas das cidades ou possuírem acessos mais escondidos. Como resultado, quem chega até lá sente-se merecedor de apreciar tanta beleza!

Dica: ao visitar uma dessas praias, vá equipado. Não apenas tenha consigo cangas e toalhas para sentar-se na areia, mas também lanches e água para beber. Assim, você poderá passar o dia curtindo uma praia lindíssima e até ver o sol se pôr no mar, sem se preocupar com mais nada.

Listamos cinco praias do Alentejo que costumam ser quase desertas. Confira!

Praia dos Aivados

Primeiramente, temos uma das praias mais extensas da Costa Vicentina. Seu cenário é rochoso, mas isso lhe garante uma beleza selvagem e impressionante. Ela não costuma receber muitos visitantes pois, para chegar a ela, é preciso percorrer três quilômetros de uma estrada de terra batida. Mas não desanime! Esta praia é excelente para praticar esportes aquáticos, além de ser uma delícia passar o dia entre banhos de mar e caminhadas na areia.

Praia do Brejo Largo

Em segundo lugar, está a praia do Brejo Largo, também na Costa Vicentina. O caminho até ela exige um carro 4×4, já que possui alguns bancos de areia. Mas fique tranquilo: o cenário deslumbrante compensa o esforço. Há mais de um quilômetro de areal, a água é transparente e o mar, calmo. As rochas formam pequenas piscinas naturais excelentes para as crianças brincarem.

Praia do Monte Velho

Diferente das praias já mencionadas, o acesso à Praia do Monte Velho é fácil. Isso faz com que ela não seja um segredo mas, assim mesmo, por mais que o visitante encontre outras pessoas, poderá curtir um dia tranquilo. Isso porque ela é grande o suficiente para que seus frequentadores encontrem trechos vazios na areia.

Praia do Pinheirinho

A Praia do Pinheirinho talvez seja a mais conhecida desta lista. No entanto, se você evitar visitá-la em finais de semana de verão, certamente a encontrará vazia. Os visitantes podem passar o dia estirados na areia, desfrutando do sol e do agradável som das ondas. O mar em geral é calmo e há belas dunas ao redor.

Praia da Vigia

Por fim, há a Praia da Vigia, que fica muito próxima à conhecida Praia de Melides. Como resultado, a maioria das pessoas frequenta Melides e a Vigia fica quase deserta. Além disso, há muita areia para aproveitar, e a água é cristalina e perfeita para dar um mergulho. Por fim, vale lembrar que ela está próxima a vários restaurantes deliciosos, onde se pode almoçar ou encerrar o dia.

×