Os melhores queijos do Alentejo

Queijo de Serpa

A gastronomia do Alentejo se destaca pela criatividade na utilização de ingredientes muito simples que transformam qualquer refeição em uma verdadeira experiência. No Alentejo come-se e bebe-se muito bem. Além das maravilhosas comidas locais, vinhos e azeites, os queijos alentejanos também fazem parte da tradicional gastronomia local.

Esta região de grandes planícies permite a criação de alegres ovelhas que produzem a matéria-prima para queijos fantásticos. Embora existam muitas variedades sensacionais de queijos locais, há três queijos DOP (Denominação de Origem Protegida) muito especiais.

Assim como com os vinhos DOP, este selo é designado para identificar os queijos produzidos em sua área tradicional, sob estrita legislação da União Europeia para proteger esses produtos tradicionais das cozinhas regionais. Os três queijos DOP do Alentejo têm o nome das localidades onde são produzidos: Nisa, Évora e Serpa.

O Queijo de Évora DOP é um queijo de ovelha semiduro não pasteurizado. O leite é da ovelha Merino. A produção de queijo vai de novembro a meados de abril e é envelhecido por dois meses. O queijo de Évora é delicado, amarelo claro e bastante espesso. O sabor tem notas de cardo e é ligeiramente amargo com notas salgadas e frutadas que se tornam mais crocantes à medida que o queijo envelhece.

Queijo de Évora

O Queijo de Nisa DOP é um queijo de ovelha de pasta semidura, de cor branca amarelada e sabor robusto. É elaborado com leite de ovelha Saloio. Mais de 22 fazendas locais produzem o queijo, que envelhece por, no mínimo, 45 dias. O sabor do Nisa é um pouco doce e cremoso, com notas de nozes.

Queijo de Nisa

O Queijo de Serpa DOP é produzido perto da fronteira de Espanha com leite de ovelha Merino e tem um envelhecimento mínimo de cerca de dois meses. O sabor é uma mistura única de tons fortes e picantes e levemente adocicado e ácido, com um toque de colorau (páprica portuguesa).

×