5 vinícolas alentejanas para descobrir em 2022

Que o Alentejo é conhecido por seus vinhos de altíssima qualidade, todo mundo sabe. Por isso mesmo, o destino português é destaque quando o assunto é enoturismo, oferecendo as mais variadas e inesquecíveis experiências enogastronômicas em diversas propriedades ao longo do território. Então, separamos cinco vinícolas alentejanas para descobrir em 2022! Confira:

Adega Mayor

Foto: Gonçalo Villaverde

A primeira adega de autor de Portugal já chama a atenção na chegada. Seu projeto arquitetônico, assinado por Siza Vieira, é referência no mundo todo. Mas, muito além do visual, a vinícola permite que os viajantes vejam de perto como são feitos os vinhos, conheçam a propriedade, aprendam sobre a produção, participem de degustação e assistam a workshops especiais. Tem mais: na época das vindimas, entre os meses de agosto e setembro, também é possível participar da colheita!

Adega Vila Santa

Esta adega é parte do renomado Grupo João Portugal Ramos. Situada em Estremoz, é o local onde o importante produtor português fez seus primeiros vinhos, em 1989. Mais de 30 anos depois, no entanto, a vinícola é muito mais que isso. Provas de vinhos e almoços são apenas o começo das opções enoturísticas da adega: há também piqueniques nas vinhas, tapas com vinhos, a incrível experiência de ser enólogo por um dia, workshop de cozinha e até mesmo um jogo no estilo escape room.

CARMIM

A Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, ou simplesmente CARMIM, já tem 50 anos de história. São 850 associados, que correspondem a mais de 3,6 mil hectares de vinhas. Dessa forma, produz 74 rótulos diferentes: brancos, tintos, licorosos, rosés e espumantes. Os programas de anoturismo podem incluir, por exemplo, visitas guiadas, provas de vinhos e petiscos, visitas à wine shop e atividades nas vindimas nas vinícolas alentejanas.

Herdade da Abegoaria dos Frades

Com 500 hectares na região do Alqueva, esta herdade foi criada com o propósito de se tornar um dos melhores projetos enoturísticos de Portugal. Assim, além da produção de vinhos, conta também com um belíssimo hotel de charme. Os visitantes podem conhecer toda a propriedade em um passeio de jipe, provar os vinhos à beira da piscina, fazer piquenique nas vinhas ou até mesmo apreciar um jantar romântico após curtir o pôr do sol de uma das torres da Abegoaria.

Honrado Vineyards

Esta propriedade situada na região de Vila de Frades é mais que especial, porque produz vinho de talha, feito de forma artesanal com uma técnica milenar de fermentar a uva em grandes recipientes de barro. De fato, esta é um herança dos tempos em que os romanos ocuparam o Alentejo, há mais de 2 mil anos! A Honrado Vineyards não só oferece diferentes provas de vinho, como também promove workshops sobre degustação de vinhos e sobre o vinho de talha, além de pacotes de dia completo em que se pode passar um dia como um produtor de vinho.

×