Conheça os vinhos alentejanos de perto

Se você já visitou o Alentejo, sabe que os vinhos são o nosso forte. Além da bebida estar presente em todas as nossas refeições, alguns dos rótulos produzidos aqui estão entre os melhores do mundo! Essa qualidade vem de uma tradição milenar, ou seja: conhecimento, experiência e muita paixão pelo assunto.

Com o verão do Hemisfério Norte chegando ao fim, as vindimas se aproximam. É hora de colher as uvas e começar a trabalhar os vinhos, época perfeita para visitar as vinícolas, não só para degustar diferentes exemplares da bebida, mas também para participar da própria produção.

Vinícolas como a Herdade dos GrousTorre de Palma, Ervideira, Herdade do Esporão e CARMIM promovem atividades temáticas neste período do ano, que costuma abranger desde o final de agosto até o início de outubro. As possibilidades são inúmeras e empolgantes, já que os visitantes são convidados a colocar as mãos – e os pés! – na massa, colhendo e pisando as uvas, acompanhando os trabalhadores no campo e conhecendo mais sobre o processo.

Para quem ama vinho, descobrir os pormenores da vindima é uma experiência inesquecível, principalmente ao lado de profissionais especialistas do ramo.

Em outras vinícolas, como a J. Portugal Ramos, você pode se sentir enólogo por um dia, escolhendo castas de uvas para criar seu próprio vinho. Ao final, ganha uma garrafa de 375 ml com rótulo personalizado.

Se não conseguir ir ao Alentejo nesse período, não se preocupe: nos outros meses do ano, as vinícolas realizam provas e degustações de vinhos, algumas com direito a almoço com pratos típicos da gastronomia local.

×