Gin do Alentejo

O Alentejo é conhecido por ser um dos maiores produtores de vinho de Portugal. São diversos vinhos alentejanos premiados, o que explica porque este destino está entre os favoritos de enófilos do mundo todo. Mas vinho não é a única especialidade do Alentejo, que também produz excelentes opções de destilados, como o gin.

O gin é um álcool destilado que extrai seu sabor das bagas de zimbro, que crescem no clima seco da região. Mas a bebida também é feita pela infusão de um destilado neutro com plantas durante o processo de destilação. E o clima ameno do Alentejo é rico em botânicos, dando origem a bons gins, terrosos e secos, com um aroma profundo.

O Sharish Gin, feito perto de Monsaraz, vem com notas de laranja, limão, entre outras. O Black Pig situa-se no meio dos montados perto de Santiago do Cacém e oferece um gin seco com a essência terrosa e sabores cítricos, repletos de frescor dos limões locais e das fragrâncias silvestres dos zimbros nativos.

Já o Alqueva Lake Gin é produzido nas margens do Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa, e possui duas opções: Gin Premium e o Gin Pink Premium, ambos aromatizados com plantas alentejanas cultivadas nas margens do lago, incluindo zimbro, semente de coentro, lima-limão, tomilho-limão, capim-limão, raiz de alcaçuz, dentre outras.

Neighbours Premium Gin é um novo Premium Gin da Ginbow Fine Spirits, produzido de forma artesanal e ao som de música perto de Évora, em Azaruja. Ao sair da serpentina condensadora, permanece sobre uma travessa de cobre recebendo ondas mecânicas enviadas por um sistema de som embutido. Tem sabores de zimbro, cascas de limão e lima, coentro, cardamomo, lavanda, menta, pimenta e alguns vegetais originários de fazendas da vizinhança.

Além dos produtores, existe um parque temático no Alentejo onde a estrela é, claro, o gin. Situado em Vila Nova de Santo André, perto de Santiago do Cacém, o parque é ideal para os amantes da bebida. No local, o destaque é uma destilaria onde é possível acompanhar a bebida desde a sua criação até ao momento da degustação.

×