Cinco programas imperdíveis para descobrir o Alentejo

Castelos encantados, natureza intocada e um céu cheinho de estrelas cadentes. Assim é o Alentejo, em Portugal, um lugar que proporciona atividades tão especiais que merece ser o seu próximo destino de viagem. Confira cinco programas imperdíveis para descobrir o que há de melhor na região.

1. Conhecer a história

Templo Romano de Évora

Passeando pelo Alentejo descobrem-se castelos, monumentos e ruínas impressionantes que contam uma história repleta de encontros com diferentes culturas e civilizações, vestígios romanos e de confrontos com mouros e outros invasores. O Templo Romano, em Évora, é uma ruína com elegantes colunas coríntias que datam do século 1. Deixando as planícies para trás e subindo a Serra de São Mamede até Marvão, o castelo da cidade construído em 1299 é uma verdadeira fortaleza com belíssimas muralhas. Vale uma paradinha em Elvas para ver o impressionante Aqueduto da Amoreira com sete quilômetros de extensão e que demorou quase 100 anos para ser construído.

2. Entregar-se aos prazeres de Baco

O Alentejo reúne inúmeros programas para os amantes de vinhos. São mais de 250 produtores da bebida, mas o turista não ficará perdido ao criar seu roteiro. A Associação Rota dos Vinhos do Alentejo (vinhosdoalentejo.pt) ajuda a reservar degustações em adegas. A Enoteca e o Museu do Vinho de Redondo valem a visita. Além disso, não deixe de colocar algumas vinícolas alentejanas no seu roteiro para provar alguns dos melhores vinhos da região.

3. Aproveitar a imersão na natureza

Herdade de Sobroso

Várias fazendas de grande porte no Alentejo, chamadas de herdade, abrem suas portas para oferecer verdadeiras imersões na natureza, o “turismo rural”. São hotéis que vão desde espaços simples a luxuosas propriedades que oferecem gastronomia tradicional e atividades únicas e com contato direto com a natureza e os animais da propriedade. Além de passear a pé ou a cavalo passando pelas árvores frutíferas, quem quiser “pôr a mão na massa” pode participar das vindimas, da colheita de azeitona ou alimentar os animais, por exemplo.

4. Observar as estrelas

Foto: Miguel Claro

O Alqueva foi o primeiro destino do mundo a receber a certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo, que conferem o título a lugares onde a qualidade de observação de estrelas é especial. Operadoras locais organizam programas nos quais é possível aprender astronomia, fazer passeios de barco, canoa ou a cavalo à noite, observar animais noturnos e desfrutar de um piquenique com petiscos tradicionais servidos à luz do luar.

5. Sair do óbvio

Juromenha

Com paisagens impressionantes e atividades que representam toda a sua autenticidade e rica cultura, o Alentejo tem atrações que vão muito além das indicadas pelos guias de viagem. Há destinos escondidos e curiosidades fora do óbvio que tornam os dias na região ainda mais inesquecíveis. Como é o caso da aldeia de Juromenha, rodeada por muralhas à beira do rio Guadiana, que na década de 20 foi quase totalmente abandonada pelos residentes. Hoje conta com poucas dezenas de habitantes que vivem cercados pelas ruínas da fortaleza, casas e igrejas.

×