Férias no Alentejo: sete atividades essenciais para curtir o destino

Os visitantes que querem curtir férias no Alentejo vão encontrar atrativas e diversificadas ofertas de lazer. São muitas atividades para se fazer: passeios ao ar livre tanto a pé quanto de bicicleta – e até de balão –, esportes aquáticos, degustação de vinhos e azeites, visitas a museus e monumentos, entre tantas outras. Isso sem deixar de fora a gastronomia tradicional alentejana, que proporciona momentos deliciosos e inesquecíveis. Veja sete opções imperdíveis para você e sua família aproveitarem. 

1. Visitar uma capela feita de ossos

Visitar a capela dos ossos nas Férias no Alentejo

Évora, capital do Alentejo, é tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO e tem uma variedade de atrações que vão encantar os visitantes. Uma das mais surpreendentes é a Capela dos Ossos, adornada com os ossos de cinco mil monges que foram retirados dos cemitérios da cidade. Uma atração inusitada e pra lá de interessante, dentro do Convento de São Francisco.

2. Conhecer o Castelo de Arraiolos

Foto: Victor Carvalho

Um dos poucos castelos no mundo com uma arquitetura circular, o Castelo de Arraiolos está situado a apenas 20 minutos de Évora, no topo do Monte de São Pedro, rodeado por uma muralha em forma de elipse. Também conhecido como Paço dos Alcaides, este castelo românico-gótico foi construído no início do século 14 e tem uma posição privilegiada, que se destaca na paisagem alentejana. No seu interior está a antiquíssima Igreja do Salvador, do século 16.

3. Degustar o milenar vinho de talha

Conhecido por seu paladar encorpado e intenso, o vinho de talha é produzido seguindo conhecimentos milenares, passados de geração em geração, sem sofrer quase nenhuma modificação desde os tempos do Império Romano. Todo o processo de produção é o mais natural possível. O resultado é um vinho cheio de personalidade, com sabor que pode variar de acordo com as castas de uvas utilizadas e outras técnicas da vinícola, embora seja possível dizer que a bebida será sempre única e inesquecível.

4. Provar o porco preto, prato tradicional da culinária alentejana

Com uma herança milenar e combinações surpreendentes, os pratos da região são uma experiência à parte para os visitantes. Isso acontece porque a culinária alentejana é intimamente ligada aos ingredientes que a natureza oferece. Por lá, a carne mais popular é a do porco alentejano. Sua particularidade é que ele é alimentado com frutos de azinheiras, conhecidos como bolotas. Por isso, sua carne é comprovadamente mais saudável em comparação ao porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol, e possui um sabor incrível.

5. Desvendar os tesouros de Redondo

aproveite as Férias no Alentejo para conhecer Redondo

Esta é uma vila muito conhecida pelo seu vinho e sua cerâmica. A cerâmica artesanal de Redondo é apreciada por suas cores florais brilhantes e cenas da vida no campo. Já os seus vinhos têm sabor ousado e são muito premiados. Vale mencionar que a vila conta ainda com um castelo histórico, muralhas medievais e um belo cenário para fotos incríveis de suas férias no Alentejo.

6. Relaxar em um spa de vinoterapia

relaxar nas Férias no Alentejo

O Alentejo se destaca na produção de vinhos em Portugal e dispõe de uma dezena de spas e centros de vinoterapia, que se utiliza de nutrientes e elementos da uva para elaborar produtos usados nos mais diversos tratamentos estéticos e corporais. Esfoliação, massagens facial e corporal, banhos vinoterápicos e outros tantos procedimentos que beneficiam a saúde, previnem o envelhecimento, revitalizam a pele e proporcionam relaxamento.

7. Fazer um roteiro de bicicleta

bike no Alentejo

Um dos melhores jeitos de apreciar todas essas belezas do Alentejo é fazer um roteiro de bicicleta. São inúmeros roteiros possíveis, percorrendo curtas ou longas distâncias, com muita ou pouca variação de altitude e de maior ou menor duração. De bicicleta, o visitante pode explorar toda a costa do Alentejo com paradas nas praias mais lindas da região, ou visitar as vilas mais bonitas do interior. Além disso, de bicicleta os visitantes podem acessar com facilidade os monumentos históricos mais afastados como o Cromeleque dos Almendres, construído há cerca de sete mil anos.

×