Você já ouviu falar em birdwatching, ou observação de pássaros? Aqui no Brasil, essa atividade também é conhecida como “passarinhar”. A prática tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, principalmente no turismo.
Quer saber mais sobre isso e, quem sabe, entrar no mundo da observação de pássaros? Então, continue lendo!
O que é birdwatching?
O birdwatching é, basicamente, a atividade de observar aves em seu habitat natural, aprendendo mais sobre as espécies e seus comportamentos. Muito mais que apenas um hobby, “passarinhar” é uma ótima forma de se conectar com a natureza e se conscientizar sobre a importância de proteção dos animais e ambientes naturais.
Como começar?
Para começar a praticar birdwatching, basta ter interesse! Se você gosta de estar na natureza e aprender sobre os animais, vai se encantar por esta atividade. Se você não tem certeza, pode tentar observar as aves durante o seu dia a dia, quando fizer exercícios ou visitar parques, por exemplo. Então, você pode mergulhar na atividade em reservas naturais, balneários, trilhas, entre outros.
Melhor horário para fazer observação de pássaros
Anote aí: o melhor é passarinhar no começo da manhã ou após as 16h, quando o sol está mais ameno.
O que vestir?
Aqui, já é necessário ter mais atenção. Isso porque os pássaros podem se assustar com roupas chamativas. Além disso, as roupas devem ser confortáveis e frescas. Aposte em cores que se camuflem melhor ao ambiente, como bege, verde, marrom, cinza e outras cores neutras. Lembre-se também de se proteger do sol, com chapéus, bonés e protetor solar. Por fim, no caso de óculos escuros, evite lentes espelhadas.
O que levar?
Não carregue muito peso! Mas, para aproveitar bastante a atividade, leve binóculos e máquina fotográfica. Também é útil carregar um guia de aves da região para identificar os passarinhos, e até mesmo caderno e caneta para fazer anotações.
Preciso tomar algum cuidado?
Sim! É preciso seguir alguns cuidados, principalmente para não espantar as aves. Por exemplo:
- Caminhe com cuidado.
- Mantenha distância tanto dos animais quanto dos seus ninhos.
- Faça silêncio.
- NÃO use iscas. Esta é uma prática ecologicamente irresponsável, pois acaba criando um desequilíbrio no ecossistema local.
Dicas para iniciantes
- Não olhe apenas para as árvores. Muitas vezes, a folhagem atrapalha a visão e não é possível enxergar as aves, mas pode ser mais rápido encontrá-las e identificá-las.
- Se quiser fazer anotações, comece pelas cores da ave, tipo de bico e tamanho.
- Existem sites para te ajudar a identificar os pássaros! O WikiAves é um excelente apoio.
- Além de caminhar devagar, evite movimentos bruscos.
- Seja paciente. Nem sempre você verá espécies raras facilmente, mas ainda assim poderá encontrar muitas belezas em seus passeios.
Birdwatching no Alentejo
O Alentejo, maior região de Portugal, é um ótimo destino para praticar birdwatching. De fato, além de possuir muitas espécies de aves diferentes daquelas encontradas no Brasil, o Alentejo ainda conta com diversas empresas que realizam tours e experiência de birdwatching.
São uma ótima pedida principalmente para quem é iniciante na atividade, já que os tours são acompanhados por guias e especialistas que conhecem bem a região, sabendo identificar facilmente as aves e também levar os turistas pelos melhores caminhos.