6 coisas para fazer no Lago Alqueva

Maior lago artificial da Europa, o Alqueva está localizado na parte central do Alentejo. O local proporciona uma série de atividades divertidas para seus turistas. Caso tenha visita marcada para este paraíso aquático, não deixe de conferir as opções de lazer e lugares para se encantar no Grande Lago.

1) Casas flutuantes

Com decoração simples e sofisticada, possuem estrutura excelente e sustentável para acomodar até 6 pessoas que queiram desfrutar das paisagens do lago com muito conforto e privacidade. Contém sala, quartos, cozinha e banheiro, e autonomia para até 7 dias. Após esse período, é necessário fazer operações de reabastecimento de água e combustíveis, assim como drenar os resíduos na Amieira Marina.

2) Praias fluviais

Nada melhor que aproveitar as praias fluviais espalhadas pelo lago, como as praias de Mourão, Monsaraz, Cheles e Tapada Grande, todas com ótima infraestrutura e perfeitas para se refrescar com a criançada, principalmente devido à qualidade da água, acessibilidade, equipamentos de apoio e espaços verdes no entorno.

3) Passeios de barco

O local conta com duas opções de barcos para passeios, que levam até 120 pessoas, ideais para eventos, já que a bordo há serviço de almoço ou lanche. Além disso, é possível fazer passeios inesquecíveis com a família e aproveitar todo o cenário bucólico por alguns dias, usando os Barcos Casa, com capacidade entre 2 a 12 pessoas.

4) Observação de estrelas

Até o céu noturno do Lago Alqueva é um convite para os olhos. A região onde está situado foi a primeira do mundo a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas. O bservatório é um lugar agradável e protegido da poluição luminosa das grandes cidades, onde os turistas podem descobrir e explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano.

5) Esportes

Para os aventureiros de plantão, o Alqueva oferece ótimas condições para a prática de esportes aquáticos, como a vela, o ski e wakeboard ou para passeios em canoa e caiaque. Aqueles que preferem terra firme podem utilizar os variados percursos sinalizados para caminhadas ou passeios de bicicleta.

6) Monumentos históricos

Assim como todo o território do Alentejo, o Lago Alqueva tem magníficos monumentos em seus arredores. Vale conferir as vilas medievais de Monsaraz e Mourão, com seus castelos e arquitetura deslumbrante. Entre muitas opções, conheça a Aldeia de Juromenha, com suas fortificações abaluartadas, muralhas e torres quadrangulares.

×