Viajar pelo Alentejo é inesquecível. Mas existem outras maneiras de conhecer essa região maravilhosa. Já sugerimos aqui alguns livros que foram inspirados nas terras alentejanas. Agora, é a vez de listarmos vinhos deliciosos que você pode provar em casa!
Caiado – Adega Mayor
Este é um vinho genuinamente alentejano, que abre os sentidos à imaginação com seu aroma envolvente e cheio de frutas. Embora seja jovem, tem personalidade e enorme abrangência gastronômica em sua versão tinta. O branco é versátil, fresco e extremamente harmonioso.
Coelheiros Chardonnay – Herdade de Coelheiros
Extremamente popular ao redor do mundo, a Herdade dos Coelheiros conseguiu criar um vinho icônico com a casta de uvas Chardonnay. Embora a casta não seja originária de Portugal, este vinho branco evidencia sua expressão no terroir alentejano, revelando um alto potencial de envelhecimento.
Guadalupe – Quinta do Quetzal
A Quinta do Quetzal cultiva uvas nas encostas da Vidigueira, produzindo vinhos que expressam o caráter do Alentejo, além de preservar antigas tradições e técnicas vinícolas. O Guadalupe tinto tem um sabor intenso com notas de frutos vermelhos, enquanto o branco possui um paladar frutado, com um final cítrico e mineral.
Herdade dos Grous
Este é um rótulo mais que especial, com uvas selecionadas à mão. O processo resulta em um vinho elegante e de alta qualidade, de sabor encorpado. Enquanto o tinto é concentrado e estruturado, o branco é fino e delicado.
Monsaraz Rosé – CARMIM
Produzido pela Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, o Monsaraz Rosé é um vinho de aspecto cristalino e cor salmão, com aromas de cereja, framboesa e morango. É envolto em notas florais, fresco, elegante e equilibrado, com um final agradável e persistente. Os vinhos são submetidos a provas de seleção, e apenas os melhores são devidamente identificados e estabilizados.
Monte Velho – Esporão
Um vinho para todas as ocasiões, com perfil equilibrado e gastronômico. É elaborado segundo a tradição regional pela Herdade do Esporão há mais de 25 anos, com uvas locais. Muitos dizem que este é o próprio Alentejo em um copo! O Monte Velho está disponível nas versões tinta e branca.
Pêra-Manca – Cartuxa
Considerado um dos melhores vinhos do mundo, o Pêra-Manca, produzido pela Cartuxa, não poderia ficar de fora desta lista. Sua produção não ultrapassa as 30 mil garrafas, o que significa que se paga um alto valor pela garrafa. No entanto, é uma bebida encorpada, complexa, elegante e exclusiva, que encanta exigentes enófilos do mundo todo.