Um roteiro gastronômico pelo Alentejo Central

Aqui no Alentejo, temos uma certeza: quem nos visita se apaixona por nossas delícias, como os vinhos, queijos, azeites e enchidos. Por isso, montamos um roteiro que lhe permitirá experimentar todas elas nas vilas e cidades do centro da região!

Nosso itinerário começa em Estremoz, a “cidade branca”, que tem várias casinhas desta cor espalhadas pela colina, e é rodeada por imponentes muralhas. Com um patrimônio bem preservado, tem entre seus principais pontos turísticos o Castelo de Estremoz, o Convento dos Congregados e a Igreja de Santa Maria e Santiago.

A primeira parada deliciosa é a Adega Vila Santa, que produz vinhos da João Portugal Ramos. Ela está a poucos quilômetros de Estremoz e oferece diversas atividades: provas de vinhos simples, almoços, piqueniques ou tapas combinados com degustações de vinhos, além de opções mais elaboradas, como workshops de cozinha alentejana e a possibilidade de criar o seu próprio vinho.

Depois dali, nada melhor que conhecer o Templo do Azeite, um antigo lagar de prensas que foi desativado e, hoje, funciona como um museu e loja desta iguaria alentejana. Além de conhecer o lagar, é claro que você também poderá degustar este produto tão amado no Alentejo.

De volta a Estremoz, é hora de provar os enchidos locais. A cidade é lar da SEL, Salsicharia Estremocense, que produz cerca de 50 tipos de enchidos de porco, tanto os tradicionais como versões gourmet, como o Paio de Cachaço e o Presunto de Porco Preto. Aproveite para experimentá-los na Sala de Degustação.

Aos sábados, o Mercado Semanal de Estremoz ocupa o Rossio Marquês de Pombal com produtos frescos vindos diretamente do campo, como frutas, hortaliças, cereais, queijos, azeites e compotas. Junto do mercado é realizada uma feira de antiguidades, com móveis, bordados, porcelanas, livros, discos, postais, moedas e selos à venda.

Não saia de Estremoz sem realizar uma última refeição inesquecível no restaurante Alecrim, que aposta numa cozinha com ingredientes locais, revisitando os pratos típicos da região em versões inesquecíveis.

A próxima parada é a tranquila Borba, onde os principais pontos de interesse são a Igreja Matriz, a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos e a Igreja Paroquial de São Bartolomeu. Lá, não pode faltar uma visita às excelentes tascas e tasquinhas, ótimos lugares para fazer uma boa refeição e provar o famoso vinho tinto local.

A cidade também tem o lugar perfeito para os amantes de queijo. A Borqueijos é uma pequena queijaria que faz queijos de ovelha artesanais. Os visitantes podem aprender técnicas de produção e experimentar queijos frescos, meia cura e curados.

Encerre o itinerário na Herdade da Pimenta, da Casa Relvas, a 40 minutos de Borba, com 65 hectares de vinhas e programas de degustação inesquecíveis.

×