A gastronomia do Alentejo é tradicional e elogiada nos quatro cantos do mundo. Por isso, vamos ensinar uma das receitas mais tradicionais da região, a açorda de bacalhau. A açorda é similar a uma sopa e a sua receita leva, além do bacalhau, muito poejo e coentro. Desta forma, é possível provar um dos pratos mais famosos do Alentejo sem nem sair de casa.
Ingredientes
- 2 postas de bacalhau dessalgado
- 1 pão amanhecido cortado em pedaços
- 2 litros de água (fervida)
- Meio maço de coentro picado
- Meio maço de poejo, também conhecido no Brasil como hortelãzinho
- 4 ovos
- 3 dentes de alho
- 50 ml de azeite
- Sal a gosto
- Vinagre
Modo de preparo da açorda de bacalhau
Em primeiro lugar, bata o poejo e o coentro com sal, azeite e alho no liquidificador ou mixer e reserve. Em segundo lugar, cozinhe o bacalhau com os talos do coentro e reserve. Depois, prepare os três ovos poché, esquentando água, adicionando vinagre e criando um redemoinho antes de acrescentar os ovos (um de cada vez) e reserve.
Em seguida, adicione o último ovo ainda cru à mistura de coentro e poejo e mexa. Por fim, acrescente a água fervente e misture. Sirva o caldo sobre o bacalhau, o pão e os ovos poché. Sua açorda de bacalhau já está pronta para ser degustada!
Características da culinária do Alentejo
As refeições alentejanas são marcadas pelos azeites, queijos, embutidos e pães típicos da região. Além disso, não podemos deixar de fora os incríveis vinhos produzidos localmente. Especialmente no litoral, as iguarias são marcadas por peixes e frutos do mar. No entanto, mais para o interior, ganham força as carnes de caça, tais como javali e veado, ou dos animais criados na própria região, como o tradicional porco alentejano.