4 tipos de hospedagens incríveis no Alentejo

Se você está de viagem marcada ao Alentejo e quer aproveitar o melhor do destino, a hospedagem é parte essencial do seu planejamento. E o que não faltam são opções variadas de hospedagem no Alentejo, desde propriedades em zonas rurais, passando por hotéis de charme até acomodações históricas e campings. Veja a diferença entre cada uma delas e exemplos de acomodações disponíveis no Alentejo.

Opções de hospedagem no Alentejo

Herdades

Herdade da Malhadinha

Uma herdade nada mais é do que uma propriedade rural rústica de grandes dimensões, localizada em Portugal ou em países lusófonos. Também conhecidas como quintas, estas propriedades possuem uma casa grande usada principalmente como hospedagem para receber turistas. Além disso, muitas delas são ainda grandes produtoras de vinho.

Um exemplo desse tipo de hospedagem é a Herdade da Malhadinha Nova. Este hotel possui atrativos para todos os perfis, tanto para os mais aventureiros quanto para aqueles que preferem relaxar e descansar. Entre as atividades, destaque para as trilhas, passeios a cavalo, de kart ou quadriciclo, ou ainda tratamentos de spa, aulas de ioga, degustações e workshops de vinho. Mais informações: https://www.malhadinhanova.pt/.

Hotéis de charme

Hotel Barrocal

Os hotéis de charme são ambientes únicos e de categoria superior, que contam com espaços diferenciados e extrema atenção à decoração. Além disso, por terem um número reduzido de quartos, garantem uma experiência intimista e mais privacidade para os hóspedes. Em geral, ficam afastados das grandes cidades e, desse modo, promovem tranquilidade e contato com a natureza. No entanto, vão além de um simples lugar para dormir e fazer as refeições, e oferecem atividades especiais para todo perfil de visitante.

Como resultado de todas essas características, temos o São Lourenço do Barrocal, um charmoso e elegante hotel que está nas mãos de uma família tipicamente alentejana desde 1820. A propriedade fica próxima a Monsaraz e tem 780 hectares, que incluem hotel de luxo campestre, restaurante, vinícola, spa e até loja.

O Barrocal encanta pelo visual, pela riqueza paisagística, pelo conforto, e sobretudo pela proximidade com a essência do Alentejo. Mais informações: Hotel & Monte Alentejano – São Lourenço do Barrocal.

Acomodações históricas

Convento do Espinheiro

Este tipo de acomodação se caracteriza, principalmente, por estar instalado em uma construção histórica, original ou restaurada. Um lugar que já tenha sido palco de fatos importantes, reconhecidos por meio formal ou informal, com base no conhecimento popular da sociedade. Além disso, muitas dessas propriedades são consideradas patrimônios histórico ou cultural.

Existem muitas acomodações históricas no Alentejo, afinal, a região possui centenas de castelos e palácios medievais que hoje são confortáveis instalações que recebem turistas de todo o mundo. Uma delas é o Castelo de Estremoz, que atualmente funciona como uma pousada de luxo, com quartos dignos da realeza. Sua arquitetura militar do século 13 abriga a imponente Torre das Três Coroas, com 27 metros de altura e feita de mármore branco, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Mais informações: https://www.pousadas.pt/br/hotel/pousada-estremoz.

Outra opção é o Convento do Espinheiro, um luxuoso hotel instalado em um antigo convento do século 15 em Évora. A construção tem arquitetura clássica e decoração inspirada nos anos 50, além de uma infraestrutura completa com spa, restaurantes, piscina, parque infantil e até quadra de tênis e pádel. Mais informações: www.conventodoespinheiro.com.

Acampamentos ímpares

Gavião Nature Village

O glamping é um conceito de hospedagem que une a experiência de acampar com o glamour dos serviços de um hotel de luxo. O objetivo é proporcionar aos hóspedes uma experiência única e diferenciada em meio à natureza, mas com todo conforto que as férias merecem.

Um bom exemplo desse tipo de hospedagem em acampamentos ímpares é o Gavião Nature Village, situado perto da praia fluvial do Alamal. Além da área de acampamento livre, o local disponibiliza 13 tendas equipadas e decoradas como se fosse um quarto de hotel, bem como 10 cork shelters ecológicos (abrigos feitos de cortiça).

O espaço também conta com clubhouse, bar e restaurante, áreas de convívio, bem como um pequeno wellness center. Mais informações: https://www.gaviaonaturevillage.com/.

Veja ainda uma lista de hospedagem no Alentejo para amantes de vinho, clicando aqui.

×