Inverno no Alentejo: saiba o que fazer na região

Com a notícia da reabertura de Portugal, muitos viajantes do Brasil já planejam trocar as altas temperaturas do verão brasileiro pelo friozinho do inverno europeu. E que tal vivenciar todo o cenário pitoresco do Alentejo? Separe um bom agasalho e veja as dicas de roteiros de inverno inesquecíveis pela maior e mais encantadora região de Portugal.

O clima

Os dias de inverno no Alentejo são ensolarados com temperaturas amenas, mas com alguns períodos chuvosos também. Por isso, o ideal é colocar na mala roupas mais quentes, com casacos e calçados fechados.

Atividades ao ar livre

Mesmo com as baixas temperaturas, os constantes dias de sol convidam para atividades ao ar livre. Como, por exemplo, ver de perto o patrimônio histórico alentejano em cidades e vilas que são verdadeiros museus a céu aberto e com construções magníficas, como os castelos de Monsaraz e Marvão. Desta forma, é possível apreciar toda a paisagem bucólica, que ganha um tom mais opaco durante o inverno, mas sem perder o charme.

Programa culturais

Se as temperaturas mais baixas fazem você querer se abrigar em locais fechados, aposte nos programas culturais. O Alentejo tem locais impressionantes para visitar, como a Capela dos Ossos e a Catedral de Évora, em Évora, o Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, ou o Paço Ducal de Vila Viçosa, por exemplo. Além disso, há uma excelente oferta de museus muito interessantes, como o Museu da Tapeçaria, em Portalegre, ou o Museu de Évora.

Gastronomia

O clima frio e úmido é perfeito para provar os pratos quentes típicos da culinária alentejana, como o ensopado de borrego, temperado com hortelã e ervas aromáticas. É nessa estação também que se pode visitar os olivais centenários e ainda ver de perto o lugar onde os frutos são processados e dão origem ao azeite, parte fundamental da cozinha local.

Enoturismo

Para uma completa programação de inverno no Alentejo, é claro que não pode faltar uma experiência de enoturismo. Uma taça de um bom vinho produzido na região é irresistível. Além disso, a grande variedade de vinícolas oferece a chance de degustar excelentes opções da bebida. Passeio perfeito para aquecer o corpo e a alma nas baixas temperaturas alentejanas.

Hotéis charmosos

Herdade da Matinha

A oferta hoteleira do Alentejo é excelente e garante muito conforto e comodidade aos seus turistas. Muitas delas são verdadeiros hotéis de luxo em meio às paisagens bucólicas do campo, e oferecem a possibilidade de tomar um bom vinho diante da lareira, desfrutar de tratamentos em spas, relaxar em piscinas aquecidas ou jacuzzis, entre outros. Desse modo, a experiência do inverno no Alentejo fica ainda melhor.

×