4 vinhos alentejanos para aquecer as refeições no inverno

Não é segredo que o Alentejo é um grande produtor de vinhos de Portugal. São diversos vinhos alentejanos premiados, o que explica porque este destino está entre os favoritos de enófilos do mundo todo.

De fato, quem viaja para a região pode visitar as inúmeras herdades produtoras e adegas e viver experiências maravilhosas, como provas de vinhos, refeições harmonizadas, piqueniques nos vinhedos e até workshops temáticos.

Confira quatro vinhos alentejanos ideais para aquecer as refeições durante as noites frias de inverno.

Torre

Primeiramente, temos um rótulo do Esporão, um respeitado produtor de vinhos que está entre os mais conhecidos da região alentejana. O Torre é um de seus rótulos tintos, memorável, icônico e muito original. Feito com uvas colhidas manualmente e envelhecidas em barricas de madeira francesa, garante um sabor único. Na boca é profundo, compacto, denso e estruturado com uma textura acetinada.

Equinócio

Um branco de personalidade, o Equinócio é uma bebida que vem das videiras centenárias do Cabeças do Reguengo e, depois de esmagado na prensa, faz decantação e fermentação em pequenos barris de carvalho. Este local é sem dúvida uma propriedade fascinante, empenhada em fazer slow wines. A quinta familiar recupera o sistema agrícola tradicional e aposta nos elementos da natureza.

Monte dos Amigos

Fáceis de beber, os vinhos Monte dos Amigos foram desenvolvidos pela Casa Relvas para celebrar a amizade. Não só o tinto, como também o branco ou rosé são perfeitos para acompanhar uma roda de conversa com aquelas companhias queridas. Junto com o Monte do Amigos, a Casa Relvas produz outras importantes marcas de vinhos que já receberam centenas de distinções em concursos e revistas internacionais.

Monsaraz

Por fim, este rótulo da CARMIM conta com diversas variações de tinto. Se o clássico é macio e redondo, o Monsaraz Millennium tem taninos firmes e final de prova prolongado. O Reserva, por sua vez, é amplo e profundo, enquanto o Cabernet Sauvignon é potente e fresco. São inúmeras opções para agradar qualquer enófilo.

×