Passeios gratuitos para se fazer em Évora


Um dos principais destinos alentejanos, Évora é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e brinda os turistas com elementos históricos, arquitetura singular e inúmeras atrações que podem ser exploradas sem gastar nada.

Algumas das atividades gratuitas estão no próprio centro histórico, onde se pode caminhar por entre as pequenas ruas, descobrir a arquitetura única e se deparar com monumentos magníficos.

Visite a Praça do Giraldo, a mais importante da cidade, cuja construção foi uma homenagem a Geraldo Geraldes, responsável pela reconquista de Évora conta os mouros em 1167. Sua fonte feita de mármore e em estilo barroco possui oito bicas e uma coroa no topo.


Confira o prédio da Câmara Municipal onde estão as ruínas das Termas Romanas. Com entrada gratuita, os vestígios são datados do século 1 e foram descobertos durante as obras do prédio municipal. Perto dali fica o Palácio dos Condes de Basto, um edifício parcialmente integrado às muralhas antigas. Outra parada obrigatória é o Jardim Público de Évora, encantadora e tranquila área verde com ruínas onde pavões dão as boas-vindas. Inserido no jardim, o Parque Infantil conta com uma Ludoteca e o Museu do Brinquedo, ideal para a diversão dos pequenos.

Outra sugestão interessante é o Convento dos Remédios, um espaço museológico que acomoda o Conservatório Regional Eborae Musica – com seus diversos eventos relacionados à música – e também a exposição Megalithica Ebora, na qual turistas têm a oportunidade de entrar em contato com os períodos megalítico e romano.

As atrações gratuitas estão por todo o território de Évora e a cada passo na cidade o viajante se depara com uma descoberta surpreendente.

×