5 coisas que você não sabia sobre a cortiça

Você provavelmente conhece a cortiça como o material de rolhas ou daqueles nostálgicos quadros onde podia colocar fotos, bilhetes e avisos com tachinhas coloridas. Mas você sabia que ela é uma matéria-prima incrível em vários sentidos?

Dá uma olhada em cinco curiosidades sobre ela:

É 100% natural, reciclável e reutilizável

A cortiça vem de uma árvore chamada sobreiro e, por isso, é totalmente natural. Além disso, é reciclável, reutilizável e renovável, o que significa que causa pouquíssimo impacto ambiental!

Sua extração dos sobreiros não prejudica o desenvolvimento da espécie

A cortiça é basicamente a casca do sobreiro. No entanto, a árvore não precisa ser cortada para sua retirada, basta extrair sua casca. Dessa forma, diferente de recursos naturais não-renováveis, ela volta a crescer, podendo ser retirada de nove em nove anos do mesmo sobreiro.

O Alentejo é um dos maiores produtores de cortiça do mundo

Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo, responsável por 46% da produção mundial da matéria-prima. E o Alentejo, maior região portuguesa, é também o principal produtor do país! De fato, 72% dos sobreiros ficam em terras alentejanas.

Tem características únicas

Mas o que a cortiça tem de tão especial? Muita coisa! Em primeiro lugar, o material é leve, flutuante e hipoalergênico. Em segundo lugar, sua elasticidade, compressibilidade e resistência ao atrito são excelentes. Além disso, ainda é resistente ao fogo e a altas temperaturas, impermeável a líquidos e gases, e funciona como isolante térmico e acústico.

Seus usos vão muito além da produção de rolhas

Se você só conhece a cortiça das rolhas das garrafas de vinho, é hora de se surpreender. No Alentejo, por exemplo, você pode encontrar roupas, acessórios, sapatos, artigos e decorações e até móveis feitos com o material. E mais: também tem sido usada para desenvolver novos materiais para automóveis, construção, alvenaria e decoração, por exemplo. Até mesmo a NASA já utilizou a cortiça como isolante em seus ônibus especiais!

Aprenda mais sobre a cortiça

Se você gostou dessas curiosidades, vai adorar aprender mais sobre este assunto de perto. Há diversas propriedades espalhadas pelo Alentejo que cultivam o sobreiro, formando um cenário deslumbrante. Também é possível visitar as fábricas de cortiça em Azaruja para ver como sua transformação acontece, e comprar um souvenir feito de cortiça em diversas lojas da região portuguesa.

×